quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Horário de Funcionamento do Comércio para o Natal 2012

Clique na Imagem

fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de Raul Soares

XV Sipat - Hospital São Sebastião

Hospital São Sebastião de Raul Soares realiza
XV Sipat

Foi Realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a XV SIPAT (Semana Interna de Prevenção do Acidente de Trabalho).
A semana da SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho.

A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano.
Durante o evento contamos com a presença voluntária de profissionais de nosso município com apresentação de palestras: a  Psicóloga Elisabeth Araújo Santos (Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe), Dra. Célia Maria Resende da Costa (Hepatite A, B, C e Doenças Virais), Fisioterapeuta Rafaela Aparecida Marquioli da Silva (Postura / Relaxamento Corporal e Exercícios Laborais) e para finalizar o Técnico em Segurança do Trabalho Júlio César Dias Polesca (Segurança no Ambiente Hospitalar). Além das palestras tivemos o Concurso de Frases entre os colaboradores com o tema: “Segurança no Trabalho” com premiação para os três primeiros lugares. Temos a certeza que todos os assuntos abordados foram de grande importância para os participantes, onde alcançamos nosso principal objetivo que é o de trazer informação para conscientizar cada vez mais todos que fazem parte desta Instituição.
fonte: marquinhos chapadus


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

R 49 Renova com o Atlético na Véspera do Clássico

Confira a notícia completa no link da globo.com

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/11/ronaldinho-gaucho-renova-com-o-galo-por-mais-uma-temporada.html

História da Loja Maçonica de Raul Soares - 90 anos


No arraial  de São  Sebastiao do Entre Rios, que tornara-se uma das mais progressistas vilas da zona da mata mineira depois da chegada da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1917, com a Estação de Matipoó, que fez deste arraial um ponto de escoamento de toda a produção agricola e industrial desta e de regiões próximas  para o Rio de Janeiro, à época Capital da República.
Muitos visualizaram nesta região, oportunidades de bons negócios e para cá vieram com os seus estabelecimentos comerciais e industriais.
Nesta leva, também vieram homens de personalidade fortes, sabedores de suas metas, aqui aportando, nesta promissora estação de Matipoó, Arraial de São Sebastião de Entre Rios, atualmente Raul Soares.
Aos quinze dias de novembro de 1922, vários deles, reuniram-se para fundarem uma Loja Maçônica que recebeu o nome de Esperança no Arquiteto sob a égide do Grande Oriente do Brasil, inscrita com o nº 0993 em seu registro. Foram eles os senhores e irmãos: Francisco Costa Abrantes, José Teodoro Alves e Perácio Machado Lima, iniciados na ARLS Cataguazense, do Oriente de Cataguases, MG; Josefino Gomes de Vasconcellos e José Maria de Souza, iniciados na ARLS Caratinga Livre, do Oriente de Caratinga, MG; José Pinto Andrade Sobrinho, iniciado na ARLS União de Manhuaçu; Matheus Notaroberto, iniciado na ARLS Antônio Baena, do Oriente de Belém, Estado do Pará.
Fundaram e construíram sua sede própria na atual Avenida Getúlio Vargas, local onde, hoje, se encontra o Fórum de nossa Comarca, que, à época da elevação da Vila à Cidade, foi doado para sediar a Prefeitura do recém-criado município.
Esta fronteira  promissora continuou até o ano de 1935 quando a linha férrea atingiu a cidade de Caratinga, para quem perdeu parte de seu brilhantismo e importância. A partir desta data,  periodo tornou-se temeroso e o clima foi marcado com  cisões no Grande Oriente do Brasil, Golpe na República e o temor de uma nova Guerra. 
O caminho trilhado pela Loja Esperança no Arquiteto, nem sempre foi de flores, que, por fatos alheios à sua vontade, ora por falta de número mínimo de membros para o seu funcionamento; e a outra, por tornar-se irregular, por força da Lei Federal nº 38, de 04 de abril de 1935,  editada pelo Presidente Getúlio Vargas, que em seu artigo 30,  proibia  a atividade de todas as Lojas maçônicas no país, que em termos, todas abateram suas colunas ou funcionaram na clandestinidade.
Neste período, todas as Lojas Maçônicas eram vistas como núcleos de rebelião e disseminadora de doutrinas antipáticas à ditadura que ele, Getulio Vargas impussera ao país, inadmissível para um regime que se pretendia, integrador da vontade nacional.
Com o descontetamento e a crescente oposição ao Estado Novo, os Templos Maçonicos  iniciam a retomada  de suas atividades, eis que, em 19 de dezembro de 1943, aqui comparecem os Irmãos, Roberto Parentoni, João Sette Sobrinho, Joventino Domenici, Jose Grossi da Loja União Cosmopolita de Ponte Nova e dirigiram os trabalhos de retomada de  atividades  da Esperança no Arquiteto. Realizaram a eleição da primeira Diretoria do pós guerra, ficando assim constituida: Veneravel Mestre Arthur Penna; 1º e 2º Vigilantes: Antonio Cordeiro e Paulino Faria; Secretário: Abeilard Pinto  Leão; Orador: José Pinto Mendonça; Tesoureiro: Geraldo de Lima Carvalho; Chanceler: José de Andrade da Silva Reis; Mestre de Cerimônias: José  Lisboa; 1º e 2º  Diáconos: Assad Chequer e Francisco Costa; 1º e 2º Expertos: Jose Rossetti e Oscar Mendes do Carmo.
Tal feito se deu em sua nova sede propria, à Rua Camilo de Moura,  sob a égide do Grande Oriente Unido, criado por Álvaro Palmeira, e assim permanecendo até sua reincorporaçao ao Grande Oriente do Brasil.
Já em 1973, vive um novo tumulto e sofre sua intervensão pelo movimento  liderado por Athos Vieira de Andrade, que ocasionou igual intervensão ao  Grande Oriente Estadual que ao final resultou a criaçao da  COMAB – Confederação  Maçonica do Brasil.
Tal situaçao não sendo de agrado de grande parte dos obreiros da Esperança no Arquiteto, ocasionou o seu retorno ao Grande Oriente do Brasil depois de muitos esforços e dedicação, tendo como mediador o irmao  Manoel Bramusse, à época obreiro da ARLS Caratinga Livre.
 Logo depois deste período,  através do Ato nº 24/74, a  Loja Esperança no Arquiteto é agraciada com a Medalha de Tiradentes, a mais alta Condecoração Estadual.
Entre os anos de  1989  a 1992, recebe  os  títulos de Benfeitora da Ordem e Grande Benfeitora da Ordem, respectivamente, e agraciada com a Estrela de Distinção Maçônica.
Hoje, decorridos 90 anos de sua existência, a Loja “Esperança do Arquiteto” tece a mais justa e perfeita homenagem, à memoria de seus fundadores e a todos os obreiros que aqui passaram, distribuindo as vibrações de fraternidade, de união e de harmonia, receita garantida da perpetuação de suas obras através dos saudáveis exemplos que nos legaram e a toda irmandade.
Neste período contou com administradores que souberam, tanto em crises ou de calmarias, conduzir os trabalhos em prol da coletividade, com seus ensinamentos e luzes para a lapidação da moral do homem e da ascensão do espírito sobre a matéria, sem jamais afastarem da trilogia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Suas administrações passaram nas mãos dos seguintes Veneráveis Mestres: Francisco Costa Abrantes, Arthur Pena, Abellard Pinto Leão, Antônio Pinto Cordeiro, Jose Rosseti, Sebastião Tavares da Silva, Francisco Abrantes Filho, Gerardo Grossi, Serafim Silveira de Sousa, Roldão Marcos da Rocha, Joaquim de Sousa, Dirceu Goulart da Silveira, Itagiba de Miranda, Luciano Justiniano Ribeiro, Clecy Soares Sathler, José Estevão de Oliveira Filho, Júlio Vieira de Melo, Naisses Lima Junior, Paulo Renato de Andrade e Silva, Manoel Bramusse, Marco Antônio Pereira Carneiro,  Belchior de Almeida Cezar, Antônio Figueiredo Filho,  Sílvio Cláudio da Silveira, Afonso Henrique Lourenço Pacheco, Paulo César Lepore, Everaldo Domingos Costa, Antônio Alves de Barros, Joao Batista Neto, Fernando Antônio Carias e outros Veneráveis Irmãos, que souberam conduzir  seus trabalhos em prol da coletividade.
A eles, damos os votos de felicidade, juntamente aos seus Iniciados, fundadores e a todos os Maçons que aqui passaram, estejam eles vivos ou no Oriente Eterno, mas vivos  em suas lembranças, sentimentos e perpetuados em suas colunas.







Reunião Ordinária na Câmara Municipal

Reunião Ordinária


Foi realizado nesta quarta-feira, 28 de novembro de 2012, mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Raul Soares.
No começo da sessão o presidente Romeu Barbosa (rui do jipe) passou a palavra ao vereador Eimard Rodrigues que fez a leitura da ata da reunião anterior.
O vereador Ramiro Grossi foi o primeiro a usar a tribuna e começou parabenizando o Colégio Anglo pela IV Noite da Música e da Palavra, realizada no último final de semana. Ramiro ainda lembrou-se da prevenção contra a dengue, disse que o Poder Executivo deve ficar atento a essa questão já que em Raul Soares houve um grande número de casos de dengue no último final de ano. Ramiro também disse que é preciso fazer um trabalho educacional em todas as escolas sobre os riscos da dengue e como se prevenir.
Ramiro também parabenizou os voluntários (as) do Núcleo de Combate ao Câncer de Raul Soares. No último dia 27 de novembro foi comemorado o Dia Nacional da Luta contra o Câncer
O presidente Rui do Jipe também usou a tribuna e convidou toda população para a formatura do Proerd de Raul Soares que será realizado no próximo dia 30 de novembro, as 19:00 horas, no ginásio poliesportivo de Raul Soares.
Tivemos ainda a apresentação de um Projeto de Resolução que Outorga Título de Cidadão Honorário de Raul Soares ao 3º Sargento Fábio da Costa Batista oferecida pelo vereador Célio David Nesce.


Outro momento importante durante a fala de Rui do Jipe foi a apresentação de uma Moção de Aplauso ao Sr. Joaquim Mariano de Souza (Sr. Fragoso), Rui disse que em nome de todos os vereadores essa moção será entregue ao Sr. Fragoso.
Para quem não sabe, Fragoso é o recordista nacional, com doze mandatos consecutivos como vereador em Raul Soares. Fragoso está se afastando da cadeira, que por mais de 50 anos foi dele.
Neste momento houve uma queda de energia em alguns pontos da cidade, inclusive na Câmara Municipal e também na Rádio Uai, logo a energia voltou no prédio da Câmara, mas não na rádio Uai que transmitia como de costume a reunião ao vivo.
Rui então falou sobre a última reunião extraordinária onde foi votado o orçamento 2013 e disse que acha interessante a mobilização, mas com respeito. Rui disse ao vereador Ramiro que naquele momento ele poderia explicar como explicou o porquê de ter votado a favor da permanência do projeto que veio do Executivo com relação ao Crédito Suplementar, segundo Rui o clima era mais propício para o diálogo que aconteceu entre ele e Ramiro Grossi, onde cada um defendeu seu ponto de vista.
Como a rádio estava fora do ar, Rui pediu ao vereador Ramiro Grossi um espaço na emissora onde Ramiro é locutor para poder completar seu pensamento e também explicar para toda sociedade raul-soarense tudo que aconteceu naquela polêmica reunião, Ramiro logo disse que o espaço está aberto sim a todos os cidadãos de bem de nossa comunidade, como sempre fez a Rádio Uai, ressaltou Ramiro.
Em seguida o Sr. Joaquim Fragoso disse que Célio Nesce não precisa se preocupar, afinal 20% é uma quantidade boa para usar onde for necessário.
Ao final Rui do Jipe sugeriu que o vereador Ramiro Grossi execute uma reunião com os atuais e futuros vereadores para tratar da votação do novo presidente da Câmara, afinal teremos voto aberto a partir desta eleição em 01 de janeiro de 2013. Rui agradeceu a presença de todos e encerrou mais uma sessão na Casa Legislativa raulsoarense.

MOÇÃO DE APLAUSO



Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares



                                               O Vereador que esta subscreve, ouvido o plenário, e dispensadas as demais formalidades regimentais, requer moção de aplauso ao Ilustre Vereador JOAQUIM MARIANO DE SOUZA, pelo brilhantismo e dedicação durante 12 (doze) mandatos consecutivos. Sendo, portanto, o recordista nacional.

                                               O digno parlamentar é natural de cidade de Teixeiras/MG. Foi Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares nas legislaturas 89/90, 95/96 e 97/98.

                                               Cidadão honorário de Raul Soares, Córrego Novo e Pingo D’Água. Foi condecorado com a Medalha de Mérito Legislativo, Medalha de Mérito Especial Legislativo pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e com Medalha da Inconfidência Mineira.


                     Sala das sessões da Câmara, 28 de novembro de 2012

                                              

Romeu Barbosa
Vereador



Compareça e Participe!

fonte: andreia santos, blog deiafix

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jogão no Final de Semana

A última rodada do campeonato brasileiro é somente de clássicos, e em Minas Gerais tem Atlético x Cruzeiro.
O Atlético é o mandante do jogo e por questões de segurança somente a torcida do Atlético entrará no estádio Independência, no primeiro turno a torcida celeste compareceu em peso.
Ano passado quem não se lembra o placar na última rodada foi de 6x1 para a equipe do Cruzeiro Esporte Clube.

Em Raul Soares já começaram as provacações como de costume, mas claro sem violência!
Torça em paz pelo seu time.



Vídeo do Dia Nacional do Doador de Sangue

O hospital São Sebastião de Raul Soares, realizou no último dia 23 de novembro, um café da manhã em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com  sorteio de prêmios para os doadores de sangue de Raul Soares.
Parabéns aos doadores pelo belo exemplo e também ao Hospital São Sebastião de Raul Soares pelos trabalhos desenvolvidos.
Veja o vídeo do evento produzido pela Tv Visão Alternativa.

 https://www.youtube.com/watch?v=157JpcAhHcs&feature=plcp

Vídeo da IV Noite da Música e da Palavra do Colégio Anglo

vídeo: tv visão alternativa

Dia do Técnico da Segurança do Trabalho

Parabéns a todos os técnios em segurança do trabalho de nossa querida Raul Soares, hoje 27 de novembro comemora-se o dia destes profissionais que fazem um trabalho fundamental dentro das empresas, o trabalho da prevenção e segurança no trabalho do dia a dia.
Deixo um parabéns especial aos profissionais, primos e amigos Rodrigo, Luís Eduardo (paraíba), Raphael Colate e João Carvalho.

Reunião na Câmara Municipal de Raul Soares

Acontece na próxima quarta-feira, 28 de novembro, uma reunião ordinária na Câmara Municipal de Raul Soares.
A reunião acontece as 10:00 horas no salão nobre da Câmara.
Compareça e Participe!

Tá chegando a hora - Faça já sua inscrição

Atenção todos os amantes da fotografia de Raul Soares e região, ta chegando a hora de você aperfeiçoar seus trabalhos e ter fotografias com maior qualidade.
O curso acontece no próximo final de semana, dia 01 e 02 de dezembro na Câmara Municipal.
O curso é fundamental para quem já trabalha com fotografias e também para quem gosta de tirar fotos em família, festas e outros.

Dia Mundial da Luta contra o cancer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.
fonte: inca

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

IV Noite da Música e da Palvra do Colégio Anglo de Raul Soares

A IV Noite da Música e da Palavra promovida sábado, dia 24 de novembro, pelo Colégio Anglo de Raul Soares foi um sucesso.
A Noite Cultural aconteceu no Ginásio Poliesportivo e após uma brilhante interpretação do Hino Nacional Brasileiro, as apresentações seguiram com os alunos do 1º ao 5º ano encenando a Arca de Noé; e os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º do Ensino Médio contaram, através de peças teatrais e shows, a história do Brasil cantada através dos seus ritmos musicais: Chorinho, Samba de Raiz, Rock Nacional (anos 80 e 90), Nordeste Musical, Tropicália – O som da Liberdade e O Grito do Gueto.
Foi uma Noite encantadora e enriquecedora, e todos os envolvidos neste projeto maravilhoso estão de Parabéns! 










texto e fotos, Andréia Santos, http://deiafix.blogspot.com.br/

domingo, 25 de novembro de 2012

Segunda Feira pode ser com muita Chuva

Segundo o site Clima Tempo, a previsão para esta segunda feira, 26 de novembro, poderá ser de até 85mm de chuva para a cidade de Raul Soares.
Portanto fique atento, principalmente as pessoas que moram em locais de riscos como encostas e beira de córregos e rios.
Confira a previsão.



sábado, 24 de novembro de 2012

Site da Câmara Municipal de Raul Soares

foto: geraldo pascoal

Acesse agora o site oficial da Câmara Municipal de Raul Soares e veja tudo que acontece no legislativo raulsoarense.

www.cmraulsoares.mg.gov.br


Hospital São Sebastião de Raul Soares comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

Hospital São Sebastião de Raul Soares comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Aconteceu no último dia 23 de novembro, uma festividade em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado todo dia 25/11, promovido pela Agência Transfusional do Hospital São Sebastião de Raul Soares. Estiveram presentes: O Padre José da Silveira Miguel, provedor do hospital, mesa diretora, corpo clinico, colaboradores e como não poderia faltar, o grande motivo da festa: Os Doadores.
 Foi promovido um café da manhã, sorteio de prêmio e brindes para os doadores que estiveram presentes. 
A festividade aconteceu no Hospital São Sebastião de Raul Soares entre os doadores presentes estavam: Sr. Sérgio Benjamim, Sra. Maria das Graças Santos Ferreira, Sra. Giorgina Januária dos Santos, Sra. Vânia Luciana Cassimiro, Sra. Marilene da Silva Martins, Sra. Sebastiana de Freitas Morais Rocha e Sr. Irineu Lamas.


fonte:  Érika Matos / Enfermeira e Marquinhos Chapadus)


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vídeo da votação na Câmara Municipal

Aguardamos ainda o vídeo da Tv Visão Alternativa para que possamos divulgar aqui no blog!

Votação na Câmara Municipal de Raul Soares



Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23 de novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Raul Soares uma votação sobre a Lei Orçamentária 14/2012 que diz respeito ao orçamento para o ano de 2013 em Raul Soares.
O prédio da Câmara ficou tomado por populares que lotaram as dependências da casa onde também colocaram suas opiniões, através de cartaz e outras manifestações.
O presidente Romeu Barbosa (rui do jipe) abriu a sessão e em seguida foi feita a leitura da ata anterior e da documentação pautada para a referida sessão, leitura esta feito pelo vereador Eimard Rodrigues.
Somente a vereadora Fernanda Cristine não compareceu, o vereador Ramiro Grossi perguntou ao presidente ao presidente Rui do Jipe se a vereadora havia justificado sua ausência, afinal é um momento muito importante para o futuro de nossa cidade, ressaltou Ramiro. Segundo Rui não houve justificativa da ausêncida da vereadora.
O jovem Allan representante do PSDC (partido socialista democrata cristão) usou a palavra e em sua fala pediu aos vereadores que atendesse aos pedidos da comunidade e do povo.
O vereador Ramiro usou a tribuna e citou o fator desta votação, onde antes o Executivo podia ter 60% de mobilidade do recurso anual para usar onde fosse necessário e da forma que ele achasse melhor. Esse recurso foi reduzido para 20% o que causou indignação em alguns presentes. O vereador justificou que o primeiro ano é sempre complicado para quem entra, pois não se sabe bem os números que irão encontrar, portanto pode haver dificuldades.
Ramiro fechou suas palavras dizendo aos vereadores, votem com o povo, " agora acima de tudo está em jogo é a nossa cidade ".
O veredor Sr. Joaquim Mariano (fragoso), também fez o uso da palavra e disse que nesses seus mais de 50 anos de política ele nunca votou nada sobre pressão.
Ramiro ainda tentou que fosse feito uma negociação e que fosse liberado e aprovado pelo menos 50% da emenda desse orçamento para usar como antes, como fosse necessário.
O vereador Célio Nesce disse que eles foram eleitos pelo povo e o povo quer os 50%.
O vereador Eimard Rodrigues disse da necessidade e da importância de votar pelo menos 50%, porque segundo o vereador pode haver imprevistos como as enchentes.
Em seguida foi a vez do presidente Rui do Jipe usar a tribuna. Rui disse que sempre foi uma pessoa de família, sempre respeitou todos, inclusive os adversários e também falou que o voto é uma opção de cada vereador, opção de votar contra ou a favor em determinada votação sempre vai existir, disse Rui.
Rui ainda citou Jonathan e disse que o mesmo é sobrinho de Célio Nesce e que Jonathan havia feito uma matéria de mal gosto em seu blog.
Rui falou que não precisa da opinião deste jornalista já que o mesmo pertence ao grupo político de oposição a Rui.
Em seguida Rui colocou a lei orçamentária em votação.
O vereador Sr. Joaquim Fragoso absteve-se do seu voto.
Ramiro Grossi, Eimard e Célio votaram a favor pela emenda de 50%.
José Marcelino, Claudeci Alves e Joaquim Martins votaram contra a emenda de 50%.
Com o empate o último voto foi do presidente Rui que votou contra a emenda de 50%.
Portanto, por 4 votos a 3 ficará o orçamento para 2013 enviado pelo Executivo que prevê o limite de 20% de créditos adcionais e suplementares.