domingo, 3 de julho de 2016

RECEITA DA SEMANA - Aprenda como fazer um delicioso Doce de Figo em Calda


Aprenda como fazer um delicioso Doce de Figo em Calda, como tirar a pele da fruta e como conservar e armazenar esse doce, que aliás, é um dos meus preferidos.
Tudo muito simples e fácil...fácil...


Para este doce utilizei 1 kg de figos.

Comece lavando bem os figos para retirar o leite que escorre, corte um pouco o cabinho e faça um corte em cruz do outro lado para facilitar a retirada da pele.

Tire a pele fina que envolve o figo para ficar mais gostoso e macio (se não quiser não precisa, já fiz muito com a pele e adorei do mesmo jeito!).

Fure todos os figos com um garfo para a caldinha penetrar e ficar bem gostoso.

Algumas maneiras de tirar a pele do figo:

# Você poderá raspar cada figo com uma faca de serrinha.

# Coloque os figos dentro de um saco com açúcar cristal grosso, feche e esfregue o saco com as mãos (conforme você vai esfregando, o açúcar vai lixando a pele).

# Coloque os figos numa panela com água e deixe ferver por 10 minutos para tirar o leite e  cozinhar levemente a pele. Escorra e leve ao freezer por algumas horas. Retire e esfregue cada figo embaixo da torneira. As peles se soltarão com facilidade.

Se você optou por congelar os figos, como estarão frios coloque-os na panela com a calda ainda fria.
Se raspou ou lixou, coloque-os na panela quando a calda estiver quente... ok?

Desta vez comprei figos limpos e pré-cozidos, o que facilitou bem o trabalho, de qualquer maneira é só seguir os passos acima e depois fazer assim:

Coloquei os figos para ferverem por 30 minutos. Em seguida deixei escorrer bem. Reservei.

Fiz a calda com 1 e 1/2 litro de água e 1 kg de açúcar e deixei ferver por 5 minutos.

Depois acrescentei os figos e deixei ferver em fogo médio aproximadamente 70 minutos, até a calda engrossar e os figos ficarem macios.



Se você quiser conservar seu doce por mais tempo, é só colocar em vidros lavados e esterelizadoscom água fervente e com tampas metálicas que vedem beeem.

Acomode os figos dentro dos vidros e cubra-os totalmente com a calda. Se a calda não chegar a cobri-los, complete com água com açúcar. Mas não deixe a calda encostar na tampa. Feche bem os vidros.

Em seguida, coloque-os numa panela funda, cubra-os totalmente com água e leve ao fogo para ferver.

Ferveu, abaixa o fogo e deixe mais uns 15 minutinhos. Deixe esfriar totalmente dentro dessa água.

Seque os vidros e guarde-os em local fresco por 3 meses.


Aí, você escolhe se vai querer um queijinho branco ou uma bola de sorvete pra acompanhar essa delííícia e amenizar esse calor infernal!


fonte: http://www.ondasdesabores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário