terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SC: pescadores impedem acesso a navio de cruzeiro

Embarcação é cercada por barcos menores no canal de acesso ao porto de Itajaí

Um navio de cruzeiro, com cerca de 3 mil pessoas a bordo, está trancado no canal de acesso ao porto de Itajaí, em Santa Catarina. A embarcação é cercada por barcos de pescadores, que realizam protesto contra uma portaria do governo que proíbe a pesca de espécies em extinção. 

Marinha, as polícias militar e Federal e a secretaria de Segurança Pública de Itajaí se reuniram na manhã desta terça-feira para tratar sobre a abertura do canal. A Capitania dos Portos de Itajaí já notificou os condutores dos barcos que participam da manifestação e também conseguiu uma liminar judicial para que a interdição do canal terminasse.



Mas ainda assim a manifestação continua - mesmo com previsão de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento da ordem. O protesto é organizado pelo sindicato das empresas pesqueiras e dos pescadores. Eles pedem que a portaria 455, de dezembro de 2014 seja revogada. 

A portaria reconheceu novas espécies como ameaçadas de extinção e proibiu a pesca. Na lista estão namorado, garoupa, cação e arraia. 

A categoria encaminhou também nesta manhã um documento do Movimento de Itajaí ao Ministério da Pesca e ao Ministério do Meio Ambiente. O texto expõe as reivindicações dos pescadores para que o acesso aos portos da região sejam liberados.

Entre os pedidos estão a inclusão de um representante do sindicato das empresas pesqueiras e um do sindicato dos pescadores no Grupo de Trabalho anunciado nessa segunda-feira pelos ministérios para analisar as espécies de peixes que estão na lista de ameaçadas em extinção.

Também foi solicitado que o governo Federal atenda os pleitos de 2013 e 2014. Os representantes dos sindicatos aguardam o documento assinado pelo ministro Helder Barbalho, da Pesca, e pela ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, para definir sobre o fim do protesto.

fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário