segunda-feira, 30 de julho de 2012

Palestra Sobre Cancer de Mama - SISMAMA

Na última sexta-feira, 27 de julho, foi realizado no salão nobre da Câmara Municipal uma palestra sobre o Cancer de Mama.  A palestra foi realizada através de parceiria do programa do Governo Federal Sismama, Prefeitura Municipal de Raul Soares e Hospital São Sebastião.
A palestra foi ministrada pela enfermeira chefe do PSF Centro II, Keyla e pela funcionária do Hospital São Sebastião, Renata Marquioli.
Médicos, agentes de saúde e população marcaram presença
Veja abaixa algumas dicas sobre prevenção do Cancer de Mama.




Implantação do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama na Macrorregião Leste Sul - SISMAMA



Mudança do modelo de Prevenção do Câncer de Mama

Ampliação faixa etária          

Facilitar acesso ao exame de mamografia          

Facilitar a definição do diagnóstico
           

Inicio rápido do Tratamento Câncer



Campanha incentiva mamografia


Toda mulher sabe da importância do auto-exame para a prevenção do câncer de mama, só que esse ato não substitui a mamografia que é capaz de detectar possíveis tumores muito antes de você sentir ao toque.

“ CÂNCER DE MAMA: INFORMAÇÕES DO ESPECIALISTA, MAMOGRAFIA NO SUS E CAMPANHA DE MAMOGRAFIA GRATUITA”

“ FAZER AUTO EXAME É FUNDAMENTAL, PORÉM NADA DE FUGIR DAS CONSULTAS DE ROTINA”


Segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama, quando diagnosticado e tratado precocemente, aumenta em muito as chances de sobrevivência das pacientes. As mulheres podem e devem ter participações ativa nesta detecção ao realizarem avaliações regulares com mamografias e exames clínicos da mama e até mesmo peli auto exame diário e/ou mensal.

É importante ressaltar que as mamas são diferentes de uma mulher para outra e que as alterações pode ocorrer devido a idade, ai ciclo menstrual, gravidez, menopausa, ou com a utilização de pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios. Normalmente as mamas são um pouco granulosas e desiguais.

É também comum que as mamas das mulheres estejam ingurgitadas e sensíveis um pouco antes ou durante o período menstrual.

Deve se lembrar que um auto exame mensal não substitui a mamografia de triagem ou os exames clínicos de mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.

Uma mamografia de triagem é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas. Estudos demonstram que a realização de mamografia de triagem diminui o risco de morte pelo câncer de mama.

A detecção precoce de um tumor não é uma garantia de que a mulher terá a sua vida preservada. Alguns cânceres de crescimento rápido já podem ter apresentado disseminação para outras partes do corpo antes de terem sido detectados.

Qualquer Dúvida procure o Hospital São Sebastião de Raul Soares ou ligue 33 3351 -1108



Nenhum comentário:

Postar um comentário