Veja mais detalhes
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE RAUL SOARES
1 – Quando foi concluída a obra?
A obra teve a duração de 17/12/2009 a 19/12/2011 e foi entregue 15/03/2012.
2 – Qual o valor dos recursos investidos?
O valor previsto era de 455.345,50 e o valor gasto foi de 481.985,78.
3 – Os recursos são provenientes de onde?
Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura Municipal, EMATER MG.
4 – O centro de comercialização pertence a qual instituição?
O centro de comercialização Pertence a EMATER MG e será feito um termo de cessão à Prefeitura Municipal de Raul Soares.
5 - Com o centro vai funcionar na prática?
No funcionamento do Centro de Comercialização a EMATER-MG através da equipe local de Raul Soares participa no trabalho de organização e mobilização do produtor rural, prestando a assistência técnica para que sejam produzidos e ofertados produtos de qualidade. A gestão do centro de comercialização será coletiva e terá a participação associações existentes no município.
6 - Qual é o objetivo com o centro?
Disponibilizar um espaço destinado á comercialização da produção da agricultura familiar gerido de forma participativa e que possibilite a oferta de produtos de qualidade gerando renda ao produtor rural. Além disso, o centro de comercialização vai abrigar o escritório da Emater, propiciando melhores condições de atendimento ao produtor rural.
7 - Qual a participação da Emater-MG na implantação do Centro de Comercialização? Teve a participação da prefeitura?
A EMATER MG realizou inicialmente a negociação da parceria junto ao MDA, e ao longo de todo o processo participa com o trabalho de assistência técnica e organização do processo produtivo com objetivo de proporcionar condições para o produtor rural ofertar produtos de alta qualidade. Ainda a EMATER MG participa com a disponibilização de equipamentos e da infra-estrutura para o Centro. As associações participarão na gestão coletiva e a Prefeitura Municipal fez a doação do terreno para a construção do centro.
8 - Qual a importância desse Centro?
Sabemos que a comercialização é um problema limitante para agricultura familiar. A organização do produtor e a existência de centros de comercialização com gestão participativa da comunidade rural propiciam o apoio ás famílias rurais no processo de comercialização de seus produtos. A oferta de produtos de qualidade também depende da orientação e organização do processo produtivo, mas sem a estrutura adequada para comercializar temos dificuldades para manter a qualidade dos produtos gerando desperdício e baixa rentabilidade. Assim, o Centro de Comercialização é fundamental para o apoio e desenvolvimento da agricultura familiar no município de Raul Soares.
9 - Quantos agricultores familiares serão beneficiados?
A implantação do centro de comercialização proporciona condições de beneficiar diretamente ou indiretamente 500 produtores rurais do município de Raul Soares, sendo pela comercialização direta dos produtos, Informações e assistência técnica e organização do processo produtivo, participação na gestão, informações de mercado etc.
10 - Quais os principais produtos do município?
A produção da agricultura familiar de Raul Soares é muito diversificada, são produzidos frutas e verduras, doces tradicionais da região, produtos de artesanato, produtos da agroindústria do Leite, Quitandas etc..
11 - O centro irá facilitar a comercialização dos produtos dos agricultores? Por quê?
O Centro de Comercialização proporciona a aproximação entre os produtores e os consumidores finais, possibilitando a oferta de produtos de qualidade, com acompanhamento técnico, informações de mercado, num espaço adequado com condições de trabalho dignas gerando a perspectiva de aumento de renda para os produtores rurais.
Com informações da EMATER-MG de Raul Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário