domingo, 17 de maio de 2015

Breve História da Escola Estadual “Albano Pires” de Vermelho Velho




No ano de 1956, para atender as crianças da localidade, surge a 3° Escola Mista de Vermelho Velho. Ao 1° dia de fevereiro de 1960, a instituição recebe a denominação de Escolas Reunidas “Coronel José Martha Pires”, da Vila de Vermelho Velho, sendo instalada numa humilde casa localizada à rua Prefeito Wilson Damião. Com o passar dos anos e o crescimento da demanda, a escola passou a funcionar em um casarão próximo à Igreja Matriz, situada à praça São Francisco, com o nome de: Grupo Escolar “José Martha Pires”. Aos 14 dias do mês de maio de 1960, foi realizada a doação de uma área de 1512 m2, pelo fazendeiro senhor Francisco Izidoro Pires e sua esposa Ceci Paula de Souza, situada ao lado da matriz na Vila de Vermelho Velho, destinada à construção do Grupo Escolar “Coronel Martha Pires”. Teve sua instalação oficial em 16 de julho de 1960, para atender a demanda de matricula que aumentava a cada ano. Até a referida data, a escola oferecia o Ensino Primário, do 1° ao 4° ano e Admissão. A maioria dos professores era leiga, oriundos do município de Raul Soares.

Posteriormente, foi construído um prédio com 8 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca, cozinha, refeitório, despensa, laboratório de ciências e pátio de recreação. Pelo Decreto Lei n° 8254, de 9 de abril de 1965, a escola recebeu a denominação de Grupo Escolar “Albano Pires” em homenagem ao pai do doador do terreno, Francisco Izidoro Pires. Em 1976 houve a reforma do prédio e a extensão de séries ( de 5° ao 8°) do ensino fundamental, autorizada pela Resolução n° 1785/76, de 09/03/1976. Passa a oferecer o 1° grau complete e recebe a denominação de E.E. Albano Pires. Em 2006, outra reforma foi realizada.

Hoje possui um corpo docente composto por profissionais habilitados em curso superior e pós-graduação, comprometidos com a educação integral de seus alunos. Orgulham-se de seus notáveis ex-alunos nas diversas áreas de atuação profissional.

Atualmente, estudam na “Albano Pires” aproximadamente 223 alunos no turno da manhã e tarde. Trabalham na instituição 23 funcionários no ensino fundamental do pré ao 9° ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário