sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pela primeira vez, turista escolhe visitar BH por motivos de lazer, diz pesquisa

Dados da Fecomércio-MG e a Belotur mostram que aprovação da capital mineira chega a 99,2%




 Belo Horizonte é consolidada como polo de turismo de negócios e eventos, mas o perfil da cidade vem mudando, como mostra a Pesquisa de Satisfação do Turista, realizada em parceria pela Fecomércio-MG e a Belotur e apresentada nesta quarta-feira, na sede da Belotur. A capital mineira vem recebendo, cada vez mais, visitantes em busca de lazer e divertimento, e pela primeira vez na série histórica do estudo, a motivação principal da viagem para BH foi o turismo de passeio e o lazer, como opção de 29,3% dos entrevistados.

Em segundo lugar aparecem os turistas que vieram a negócios ou a trabalho (23,5%), seguidos daqueles que vieram visitar amigos e parentes (19,3%). Questionados sobre o que mais gostaram na cidade, os entrevistados citaram os bares e restaurantes (9,6%), o Mercado Central (5,9%), a receptividade e acolhimento (5,7%) e a gastronomia (5,4%). 

Segundo o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o levantamento revela uma ampliação das potencialidades turísticas da capital. “Belo Horizonte desponta como um destino de lazer, com oferta gastronômica de alta qualidade e variedade, atrativos culturais, além das opções de vida noturna e oferta de serviços”, comenta.

De acordo com a pesquisa, dos 1.079 turistas entrevistados entre os dias 23 e 29 de abril, 99,2% aprovaram a capital mineira, sendo que 74,6% tiveram as expectativas atendidas plenamente, 14,9% tiveram as expectativas atendidas em parte e 9,7% disseram que as expectativas foram superadas. 

A pesquisa mostrou também o alto grau de satisfação dos turistas em relação aos estabelecimentos e serviços oferecidos em Belo Horizonte. Nesse quesito, a gastronomia foi o setor melhor avaliado, com nota média de 88,6. Na sequência, aparecem diversão noturna, com 85,4, e bares e restaurantes, com 84,6. O serviço de hospedagem recebeu nota média de 82,4. Na avaliação da infraestrutura turística, o item “espaços para eventos” foi considerado o melhor, com nota média de 79, seguido dos táxis, com 78,4, serviço de telefonia móvel, com 76,2 e sinalização turística, com 74.

A permanência média na capital subiu de 4,7 dias, em 2014, para 6,3 dias, em 2015. O gasto médio total na viagem foi de R$ 2.130,76, para turistas sozinhos ou acompanhados, valor que aumentou 5,6% em relação a 2014, quando o gasto foi de R$ 2.017,72. No que se refere ao gasto médio por pessoa, a pesquisa registrou um crescimento de 13% em comparação ao apurado em 2014, com o valor saltando de R$ 1.284,95 para R$ 1.452,09. 

A supervisora de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG, Luana Oliveira, considera que os resultados da pesquisa mostram que as políticas públicas voltadas para as iniciativas culturais têm surtido efeito. “A cidade tem atraído novos perfis de público e mostrado mais atributos aos turistas”, concluiu. 
fonte:ESTADO DE MINAS






FOTOS: PORTAL RAUL SOARES

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