quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Destaque do dia: América recupera 15 pontos na Série B


Coelho consegue resultado positivo no Pleno do STJD e perde apenas seis pontos por escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo na Série B


O América não foi absolvido, mas deixou o Tribunal Pleno do STJD com sensação de alívio nesta quinta-feira. O clube recuperou 15 dos 21 pontos perdidos pela escalação do lateral-esquerdo Eduardo. A mudança de panorama faz com que o Alviverde chegue a 34 pontos, na 10ª posição da Série B. O resultado do julgamento pode ser considerado uma vitória de goleada, pois o risco de o caso ir à Fifa não estava descartado pelos gestores americanos. Os seis auditores presentes votaram pela redução da pena anterior e multa de R$ 20 mil. 

Se não conseguisse recuperar parte dos pontos tirados em Primeira Instância, o Coelho era forte candidato ao rebaixamento para a Terceira Divisão. Agora, o clube ocupa posição intermediária na tabela e, por mais que não consiga o acesso à Série A, dificilmente cairá de divisão. O Alviverde está a 13 pontos do G-4 e oito acima da zona da degola. 
O América contratou o advogado Mário Bittencourt para fazer sua defesa. O profissional é o mesmo que representou o Fluminense no processo que evitou o rebaixamento do clube carioca no ano passado. Ele também é diretor do Tricolor. O presidente do Coelho, Marcus Salum, e o superintendente Alexandre Faria foram ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento in loco. 

Peça-chave na redução da pena, Bittencourt discursou sobre os problemas de interpretação do Artigo 49, e as dúvidas que foram geradas na Procuradoria do próprio Tribunal. O advogado pediu a absolvição do Coelho, mas disse que, em caso de punição, no máximo fossem tirados os pontos pelo único jogo em que Eduardo esteve em campo. O atleta enfrentou o ABC e, como o América venceu a partida, o clube perdeu três pontos pela escalação irregular e mais três da vitória. Os outros três jogos em que ele foi relacionado foram descartados 

Detalhes do julgamento

O relator foi Miguel Cançado, auditor que negou o efeito suspensivo requisitado pelo América depois da perda em Primeira Instância. Durante a sessão no Pleno, a discussão ficou por conta do Artigo 49 do Regulamento Geral da CBF. A brecha buscada pelo Coelho foi o conteúdo de interpretação dúbia, baseado no Regulamento de Transferências da Fifa. 
fonte: superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário