quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Presença do Administrador do Hospital São Sebastião agita décima sétima reunião


 
Na manha desta quarta-feira, 22 de outubro, foi realizada a décima sétima reunião ordinária em 2014.


O presidente José Maria Peixoto abriu a sessão e solicitou a leitura da documentação em pauta e em seguida convidou conforme inscrição previamente agendada o administrador do Hospital São Sebastião de Raul Soares, SR. Marco Túlio da Costa para fazer  uso da palavra.

O administrador do Hospital agradeceu a oportunidade de estar presente na tribuna e ao iniciar suas palavras disse que a razão que o trazia a esta Casa de Leis é o fato de ter esgotado todas possiblidades administrativas junto Prefeito Municipal e ao Secretário de Saúde para solucionar o problema do repasse da Prefeitura no valor de R$ 114.000,00 mensais, cujo o pagamento está atrasado nos meses de agosto, setembro e provavelmente atrasará no mês de outubro, vista que, segundo o Secretário de Saúde Fabiano Martins a Prefeitura não tem recursos disponíveis para serem repassados. Marco Túlio disse que sem o repasse não consegue fazer o pagamento dos médicos e de todo aparato necessário para o funcionamento do Plantão Médico, e que no momento nem o secretário Fabiano Martins e nem o Prefeito Célio Nesce atende até mesmo suas ligações, e que ele não tem condições de obrigar médicos e funcionários ligados ao Plantão de trabalharem sem receber. Portanto, veio até está casa buscar ajuda para solucionar o impasse e que estaria também comunicando a Prefeitura e ao Ministério Público o fechamento do Plantão Médico, assim que os médicos comunicassem que não iriam atender mais.

Perguntado pelo presidente José Maria Peixoto sobre a contratualização existente entre o Estado de Minas Gerais e o Hospital São Sebastião, cujo recurso é repassado pelo Estado para Prefeitura para que esta faça o pagamento ao Hospital São Sebastião, Marco Túlio respondeu que também não está sendo repassado.

Durante a presença do Administrador do Hospital Marco Túlio diversos vereadores questionaram sobre a questão do Plantão Médico, e principalmente sobre o repasse, ficando caracterizado claramente que a Prefeitura Municipal não está cumprindo o contrato pré-estabelecido entre as partes, demonstrando assim total falta de planejamento e responsabilidade para com a populaçao raul-soarense.

O vereador Eimard disse que se há o recurso ele deve aparecer.


 
O vereador Ramiro Grossi destacou a eleição presidencial que acontece no próximo domingo referindo-se ao desvio de recursos da saúde do Estado de Minas Gerais pelo candidato do PSDB.

O Vereador Roberto Pires disse que a situação sobre o abastecimento de água em Raul Soares ainda está normal, mas que sempre é bom evitar desperdícios. Roberto também comentou sobre desperdícios invisíveis de água em alguns casos.

Ao usar a tribuna o presidente José Maria Peixoto se referiu ao requerimento nº 134/2014 em que requer a relação nominal atualizada de todos os servidores municipais efetivos, contratados e comissionados e seus respectivos cargos e salários acrescidos dos valores das respectivas gratificações, explicando que assim fazia por estar preocupado haja visto que a Prefeitura Municipal só tem pago os salários a partir do dia 10 do mês subsequente, demonstrando assim que está utilizando recursos do mês atual para pagar salários do mês anterior, dai a sua preocupação de quando chegar dezembro e juntar o décimo terceiro e a folha salarial do mês a Prefeitura com toda certeza não terá os recursos necessários para efetuar o pagamento, já que demonstra não ter provisionado os recursos para o referido fim.

Abordou também o requerimento nº 135/2014 que trata do convênio nº 171/2014-PRO  MUNICÍPIO - Melhoramento de Vias Públicas no valor de R$ 84.411.51, datado de 01 de março de 2014 em que requer informação sobre aplicação desses recursos, em parte ou em sua totalidade, e qual empresa que executou o serviço, o valor contratado e a comprovação de seus respectivos pagamentos, pois o referido convenio tem data pré determinada para sua execução.

O Presidente voltou a falar sobre a conta exorbitante cobrada junto a Câmara Municipal pelo Saae, cujo valor o presidente não concorda, apresentando um vídeo demonstrativo do que ocorre com o hidrômetro no momento em que se abre a torneira diretamente ligada ao hidrômetro, quando não está saindo água, então ocorre que o ar dispara o relógio do hidrômetro, causando um consumo irreal de água. Disse também que é seu dever zelar pelo dinheiro público, por isso está insistindo junto a Prefeitura Municipal para que solucione este impasse junto ao Saae, vista que é uma obrigação do Prefeito Municipal.

Ao encerrar suas palavras José Maria Peixoto afirmou que no seu entender o que está em disputa neste segundo turno da eleição presidencial não é nomes de candidatos ou nomes de partidos, mas simplesmente a forma de governar. Na sua visão o PT governa para as pessoas simples, humildes e de baixa renda com políticas sociais avançadas, retirando milhões de pessoas da linha da miséria e outros milhões subindo para classe média. Já o PSDB governa para as elites, deixando as classes menos favorecidas abandondas. Portanto, cabe ao povo brasileiro decidir se quer continuar crescendo e avançando com seus filhos podendo cursar faculdades e terem casa própria, ou retroceder a era FHC onde nós pobres ou classe média não tinhamos direito a nada, a não ser desemprego, fomes e outras mazelas, assistindo a caravana do PSDB passar toda pompoza, sem ao menos chegar perto, quanto mais subir na carroagem e encerrou suas palavras dizendo " voto 13 pelo povo raul-soarense e pelo povo brasileiro.

Ao final da reunião os requerimentos foram colocados em votação e todos aprovados por unanimidade.





 


 

fonte: http://cmraulsoares.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário