Sistema inédito promete ajudar quem não gosta de estacionar o carro
Desenvolvido pela Audi, programa que faz carro rodar sozinho pelo estacionamento, localizar a vaga e fazer a manobra, foi lançado em feira nos Estados Unidos, junto com novas tecnologias de lanternas e faróis.
Veículo procura a vaga e realiza a manobra sem interferência do condutor |
A novidade foi mostrada na Consumer Eletronic Show, uma feira que apresenta as últimas novidades em tecnologia, que ocorre anualmente em Las Vegas (EUA). O motorista estaciona em frente ao destino, desce do carro e, por um aplicativo para smartphone, o carro é capaz de localizar uma vaga e estacionar em uma garagem sozinho. O sistema usa sensores e câmeras ao redor do veículo, além do GPS e um mapa do estacionamento, para encontrar uma vaga sem intervenção do motorista.
Na hora de voltar para casa, basta usar os mesmos comandos para que o carro ligue, saia da vaga e vá até você sozinho. Além do conforto, pode ser uma grande ajuda para os deficientes físicos ou pessoas com dificuldade de locomoção. Pena que essa tecnologia é apenas uma demonstração das tecnologias em que a Audi está trabalhando para o futuro.
Mais plausíveisDuas outras novidades da Audi na CES estão um pouco mais perto de virar realidade e, combinadas, revolucionam a maneira como as lanternas funcionam. Por mais avançadas que as lanternas de LED sejam, o futuro está em substituí-las por telas de LED na traseira dos veículos. Elas são capazes de exibir animações personalizadas para cada situação. Só mesmo vendo para entender como funciona.
Outra inovação é um projetor laser incorporado à lanterna que projeta no asfalto a luz de freio. Segundo a marca, em situações de neblina ou chuva, o laser reflete nas gotículas de água e forma um faixo de luz muito mais visível do que as luzes tradicionais.
Luz de freio a laser é projetada no asfalto fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2013/01/18/interna_noticias,47201/sisitema-inedito-promete-ajudar-quem-nao-gosta-de-estacionar-o-carro.shtml |
Nenhum comentário:
Postar um comentário