segunda-feira, 31 de março de 2014

Minas registra quarta morte por dengue hemorrágica em 2014

Mulher estava internada desde quinta-feira (27) em Juiz de Fora e morreu na madrugada desse domingo. Em 2014 já foram registrados 5.132 casos de dengue clássica no estado

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, confirmou nesta segunda-feira a quarta morte por dengue hemorrágica em Minas Gerais neste ano. A vítima - uma mulher de 34 anos, que estava grávida - morreu no domingo. Ela havia sido internada no dia 27 de março, no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, com quadro de saúde de pneumonia. A Secretaria Estadual de Minas Gerais informou que ainda não foi notificada sobre o caso.

Com a piora no estado de saúde, a paciente acabou perdendo o bebê na madrugada da última sexta-feira. Exames de sorologia do hospital confirmaram a doença e foram encaminhados à Vigilância Sanitária, orgão ligado à Secretaria de Municipal de Saúde. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que atualmente a nomenclatura dada para a dengue hemorágica é dengue grave, e que já registrou outras três mortes da doença, uma em Paracatu e duas em Passos.

A dengue grave é considerada o tipo mais grave da doença e tem os sintomas muito parecidos com a dengue clássica. Apenas no terceiro ou quarto dia surgem sangramentos de pequenos vasos da pele e órgãos. Geralmente, o paciente tem queda de pressão e tonturas. 

No ano passado, Minas voltou a registrar expansão do número de casos da doença. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, em 20 de dezembro, foram contabilizados 346.735 casos de dengue e 112 mortes. Em 2014, já foram identificados 5.132 casos de dengue clássica em Minas Gerais.

Somente em Juiz de Fora já foram registradas 110 notificações da doença, sendo que 38 foram confirmadas, 41 descartadas e 31 estão aguardando o resultado, além da morte confirmada hoje. A prefeitura da cidade informou que realizará amanhã mutirões de limpeza e campanhas para a coscientização dos moradores. Serão realizados trabalhos para recolher lixos que possam oferecer risco de transmissão da dengue.

Em 2014, o Ministério da Saúde alterou o nome da classificação dos casos de dengue. São eles, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. A subsecretária de saúde de Juiz de Fora, Magda Ferreira, vai dar uma coletiva de imprensa às 16h desta segunda-feira para explicar a situação da dengue no estado.

fonte: estado de minas

Confira todos os resultados da 3ª rodada do campeonato Raulzão 2014

fonte: http://raulefisoaress.blogspot.com.br/

50 anos do golpe: a ação militar que mergulhou o País em 21 anos de ditadura

Em 31 de março de 1964, tropas partiram de Minas em direção ao Rio para depor Jango, que se viu isolado. Golpistas tinham ainda ao seu lado os Estados Unidos, com a Operação Brother Sam









Os Métodos de Tortura nos Porões Militares
Quanto mais tempo durava o regime militar, mais pessoas faziam oposição às atrocidades por ele cometidas. Estudantes, padres, intelectuais e vários setores da sociedade passaram a contestar o regime. Aumentava a contestação, a resposta era a intensificação da tortura, conseqüentemente, a sofisticação dos métodos ocasionava um grande número de mortos.
Métodos científicos de tortura foram desenvolvidos. Monstros torturadores escreveriam o seu nome em letras gigantes nas páginas pungentes da história do Brasil. Nomes como o de Sérgio Fleury, uma espécie de Torqueimada da ditadura militar. Fleury levou a tortura para as celas do DOPS de São Paulo, situado na Luz, no prédio que é hoje a Pinacoteca do Estado. Outro lugar de tortura em São Paulo era o DOI-CODI do Paraíso, conhecido como a Casa da Vovó. Os prisioneiros chegavam às mãos de Fleury e dos seus homens já espancados e feridos, sangrando e muitos vezes, já agonizantes. Ali eram pendurados no pau-de-arara, recebendo descargas elétricas. Furadeiras elétricas eram usadas para perfurar corpos, navalhas rasgavam a carne, cigarros queimavam órgãos genitais, mulheres sofriam abusos sexuais. Socos, pontapés, afogamentos, eram complementos às torturas, que ficavam cada vez mais elaboradas.
Os métodos de tortura engendrados recebiam diversos nomes simbólicos, entre eles, os mais comuns registrados e confirmados por aqueles que os sofreu, são:
Pau-de-Arara – O preso era posto nu, abraçando os joelhos e com os pés e as mãos amarradas. Uma barra de ferro era atravessada entre os punhos e os joelhos. Nesta posição a vítima era pendurada entre dois cavaletes, ficando a alguns centímetros do chão. A posição causava dores e atrozes no corpo. O preso ainda sofria choques elétricos, pancadas e queimaduras com cigarro. Este método de tortura já existia na época da escravidão, sendo utilizado em várias fases sombrias da história do Brasil.
Cadeira do Dragão – Os presos eram sentados nus em uma cadeira elétrica, revestida de zinco, ligada a terminais elétricos. Uma vez ligado, o zinco do aparelho transmitia choques a todo o corpo do supliciado. Os torturadores complementavam o mecanismo sinistro enfiando um balde de metal na cabeça da vítima, aplicando-lhe choques mais intensos.
Choques Elétricos – O torturador usava um magneto de telefone, acionado por uma manivela, conforme a velocidade imprimida, a descarga elétrica podia ser de maior ou menor intensidade. Os choques elétricos eram deferidos na cabeça, nos membros superiores e inferiores e nos órgãos genitais, causando queimaduras e convulsões, fazendo muitas vezes, o preso morder a própria língua. As máquinas usadas nesse método de tortura eram chamadas de “maricota” ou “pimentinha”.
Balé no Pedregulho – O preso era posto nu e descalço em local com temperatura abaixo de zero, sob um chuveiro gelado, tendo no piso pedregulhos com pontas agudas, que perfuravam os pés da vítima. A tendência do torturado era pular sobre os pedregulhos, como se dançasse, tentando aliviar a dor. Quando ele “bailava”, os torturadores usavam da palmatória para ferir as partes mais sensíveis do seu corpo.
Telefone – Entre as várias formas de agressões que eram usadas, uma das mais cruéis era o vulgarmente conhecido como “telefone”. Com as duas mãos em posição côncava, o torturador, a um só tempo, aplicava um golpe violento nos ouvidos da vítima. O impacto era tão violento, que rompia os tímpanos do torturado, fazendo-o perder a audição.
Afogamento na Calda da Verdade – A cabeça do torturado era mergulhada em um tambor, balde ou tanque cheio de água, urina, fezes e outros detritos. A nuca do preso era forçada para baixo, até o limite do afogamento na “calda da verdade”. Após o mergulho, a vítima ficava sem tomar banho vários dias, até que o seu cheiro ficasse insuportável. O método consistia em destruir toda a auto-estima do torturado.
Afogamento com Capuz – A cabeça do preso era encapuzada e afundada em córregos ou tambores de águas paradas e apodrecidas. O prisioneiro ao tentar respirar, tinha o capuz molhado a introduzir-se nas suas narinas, levando-o a perder o fôlego, produzindo um terrível mal-estar. Outra forma de afogamento consistia nos torturadores fecharem as narinas do preso, pondo-lhe, ao mesmo tempo, uma mangueira ou um tubo de borracha dentro da boca, obrigando-o a engolir água.
Mamadeira de Subversivo – Era introduzido na boca do preso um gargalo de garrafa, cheia de urina quente, normalmente quando o preso estava pendurado no pau-de-arara. Usando uma estopa, os torturadores comprimiam a boca do preso, obrigando-o a engolir a urina.
Soro da Verdade – Era injetado no preso pentotal sódico, uma droga que produz sonolência e reduz as inibições. Sob os efeitos do “soro da verdade”, o preso contava coisas que sóbrio não falaria. De efeito duvidoso, a droga pode matar.
Massagem – O preso era encapuzado e algemado, o torturador fazia-lhe uma violenta massagem nos nervos mais sensíveis do corpo, deixando-o totalmente paralisado por alguns minutos. Violentas dores levavam o preso ao desespero.
Geladeira – O preso era posto nu em cela pequena e baixa, sendo impedidos de ficar de pé. Os torturadores alternavam o sistema de refrigeração, que ia do frio extremo ao calor exacerbado, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. A tortura na “geladeira” prolongava-se por vários dias, ficando ali o preso sem água ou comida.
As mulheres, além de sofrer as mesmas torturas, eram estupradas e submetidas a realizar as fantasias sexuais dos torturadores. Poucos relatos apontaram para os estupros em homens, se houveram, muitos por vergonha, esconderam esta terrível verdade.
fonte: http://jornalggn.com.br/

Hostilizado pela torcida do Galo, Leandro Guerreiro responde com provocação

Volante relembrou goleada do Cruzeiro por 6 a 1, em que marcou um dos gols


O volante Leandro Guerreiro, do América, foi um dos principais alvos da torcida atleticana no clássico deste domingo, no Independência, que terminou empatado em 1 a 1. Ex-jogador do Cruzeiro, Guerreiro respondeu à torcida do Galo discretamente, dentro de campo. Ele mostrou o número “seis” com as mãos, em alusão à goleada aplicada pela Raposa em cima do Galo na última rodada do Brasileirão de 2011, por 6 a 1. Na ocasião, Leandro Guerreiro marcou um dos gols da vitória que salvou o clube celeste do rebaixamento à Série B. 

FONTE: SUPERESPORTES

sexta-feira, 28 de março de 2014

Reunião ordinária




A Câmara Municipal de Raul Soares realizou na manhã desta quarta-feira, 26 de março de 2014, mais uma sessão ordinária no ano.
O presidente agradeceu a presença do público e passou a palavra ao vereador Ramiro Grossi.
Ramiro agradeceu o vereador Geraldo Mello e toda comunidade de São Vicente da Estrela pelo carinho em receber os vereadores na última semana na reunião ocorrida naquele distrito.
Ramiro Grossi falou da importância da comunidade entender como funciona o trabalho dos vereadores e citou mais uma vez que o papel do vereador é legislar e fiscalizar, e a execuçao de obras é de responsabilidade do Prefeito Municipal.

O vereador Roberto Pires apresentou um vídeo que trata da Consciência Humana na preservação da Natureza.
O presidente José Maria Peixoto usou a tribuna em seguida e também agradeceu Geraldo Mello pelo empenho na realizaçao da reunião itinerante em São Vicente da Estrela e parabenizou a população daquele distrito pela participação e pelo belo exemplo de cidadania.
José Maria Peixoto também parabenizou o secretário de Agricultura Toninho Yussef pela reunião realizada na Câmara Municipal que contou com a presença do Deputado Estadual Durval Ângelo.
O presidente convocou o secretário de obras, o secretário de saúde e o engenheiro da prefeitura para que possam explicar a situação da construção do posto de saúde do distrito de Bicuíba e também quanto a série de obras irregulares em nossa cidade.
Em seguida a documentação pautada foi colocada em votação e tudo foi aprovado por unanimidade.
fonte: www.cmraulsoares.mg.gov.br

Fifa anuncia que vendeu 2,56 milhões de ingressos para Copa do Mundo no Brasil

O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, anunciou nesta quinta-feira que 2,56 milhões de ingressos para a Copa do Mundo já foram comercializados. Os números foram atualizados na noite de quarta-feira. Do total, mais de 1 milhão foram destinados a brasileiros. Estados Unidos (154 mil), Austrália (40 mil), Inglaterra (38 mil) e Colômbia (33 mil) completam a lista dos cinco primeiros.

Os centros de distribuição de ingressos serão abertos em 18 de abril - é possível que Brasília e Porto Alegre abram posteriormente. Do total de ingressos comercializados, 540 mil serão enviados via correio.

Weil explicou ainda que a próxima fase de venda de ingressos, que iniciará em 18 de abril, será feita exclusivamente mediante cartão de crédito, no site oficial da entidade ou em postos de venda que serão inaugurados.

Ao ser questionado sobre o comércio ilegal de entradas - há sites no exterior oferecendo bilhetes para a final por quase R$ 100 mil -, Weil afirmou que a Fifa está atenta. "Estamos acompanhando, monitorando isso. Também é preciso ver se essas pessoas de fato têm ingressos. Temos o nome de todas as pessoas que compraram ingressos, podemos chegar até elas e até processá-las", garantiu.

Na entrevista coletiva que encerrou mais uma visita da delegação da Fifa ao Brasil, o presidente da CBF, José Maria Marin, também revelou que 50 mil entradas serão entregues aos operários que trabalharam na construção ou reforma dos 12 estádios do Mundial.

"Serão repassados 50 mil ingressos para os consórcios (responsáveis pelos estádios) até maio. As construtoras serão responsáveis em distribuir", explicou Marin, que agradeceu à Fifa pela liberação das entradas. Logo após o anúncio, representantes dos operários das 12 sedes, presentes no auditório do Maracanã, foram homenageados com uma salva de palmas.
FONTE: SUPERESPORTES

Comissões se reunem para analisar projetos

Nesta quinta-feira, 27 de março, a comissão de Legislação, Redação e Justiça e a comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, se reuniram através dos membros vereadores Zezé da Farmácia, Eimard Rodrigues, Claudeci Alves e Éder Sebastião.

Como sempre as comissões estão em constante trabalho na Câmara Municipal e na oportundiade com a presença do assessor jurídico Aser Barros de Paula para analisar e discutir alguns projetos em pauta.
fonte: www.cmraulsoares.mg.gov.br

Mãe é baleada e filho de 5 anos morre em Pingo D’água

Pingo D’água/MG. Uma criança de cinco anos foi morta e a mãe dela baleada no chamado Acampamento Chico Mendes, na cidade de Pingo D’água, região de Caratinga, na noite de sábado, 08/03.

A mãe de 34 anos chegava em casa com o filho de cinco anos quando foram atingidos pelos disparos. Ela e a criança foram socorridas no serviço de saúde da cidade e transferidas para Ipatinga. O menino morreu e a mãe está internada em estado de choque.

Ela apontou um lavrador, de 22 anos, como sendo o autor dos disparos. Ele foi encontrado em casa e preso, mas negou autoria e a arma não foi localizada. A PM também conduziu o ex-marido dela, de 37 anos, já que há 15 dias ele a agrediu e havia mandado de prisão em aberto.
(Com informações do parceiro Carlos Henrique Cruz)

terça-feira, 25 de março de 2014

Clube Atlético Mineiro comemora 106 anos nesta terça feira 25 de março

Parabéns Galão da Massa

O Atlético completa, nesta terça-feira, 106 anos de história como atual campeão da América. O título da Copa Libertadores, conquistado em 2013, com campanha épica, “lavou a alma” alvinegra depois de anos de frustrações.

O objetivo agora é buscar o bi da Libertadores. O time, agora sob o comando do técnico Paulo Autuori, ainda é visto com desconfiança por torcedores, mas lidera o Grupo 4 do torneio, com oito pontos, em 12 disputados.

O empate em casa na rodada passada, frente ao Nacional (PAR), aumentou as cobranças sobre o técnico Paulo Autuori. Já a goleada por 4 a 1 sobre o América, na partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, devolveu a confiança aos jogadores.

Restando duas rodadas para o término da fase de grupos da Libertadores, o Atlético busca assegurar vaga nas oitavas de final encarando o Independiente Santa Fé (COL), quinta-feira da semana que vem na Colômbia, e o Zamora (VEM), dia 10 de abril, no Independência.

Nesta terça-feira, quem também comemora seu aniversário é o presidente Alexandre Kalil: 55 anos. Responsável por montar a equipe que tem ídolos como Victor, Réver, Tardelli e Ronaldinho Gaúcho, o dirigente está no último ano do mandato.

Aniversário sem evento oficial


A diretoria do clube não programou nenhum evento oficial pela data. Mas os torcedores prometem não deixar o aniversário do Galo passar em branco. Uma carreata está sendo organizada pelos atleticanos. A concentração será no Mineirão a partir das 18h30. De lá, os torcedores vão seguir até a sede do Atlético, em Lourdes. Um trio elétrico vai animar a comemoração.

História

O mais antigo time de futebol de Minas em atividade completa 106 anos. Uma história que começou com 22 garotos reunidos no dia 25 de março de 1908 no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, para fundar o Athlético Mineiro Football Club e que, em 1912, passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro.

Os 22 fundadores (Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Augusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão, Francisco Monteiro, Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, Jorge Dias Pena, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal - esse o primeiro presidente -, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Mauro Brochado, Raul Fracarolli e Sinval Moreira) foram seguidos por centenas, depois milhares e hoje milhões de torcedores.

A primeira conquista foi em 1914: a Taça Bueno Brandão, primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais.

A partir de 1945 um grito tomaria conta das ruas da capital mineira. Nascia naquele ano o mascote do clube: o Galo, criado pelo cartunista Fernando Pieruccetti, o Mangabeira - falecido em 2004 -, que se inspirou na raça da equipe.

Cinco anos depois, o Atlético ultrapassou as fronteiras do Brasil. Em uma inédita excursão pela Europa, o time disputou dez partidas, contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A campanha rendeu o título simbólico de ‘Campeão do Gelo’, imortalizado no hino alvinegro, composto por Vicente Mota em 1969.

Na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Galo, dirigido por Telê Santana, contou com os gols de Dario para erguer a taça.

Em meio a dezenas de Campeonatos Mineiros e duas conquistas da Copa Conmebol (1992 e 1997), o clube viveu dias de tristeza. A maior delas a queda para a Segunda Divisão em 2005. 

Reorganizado desde que Alexandre Kalil assumiu, no fim de outubro de 2008, o Atlético dominou a América no ano passado e conquistou a Libertadores.

TEXTO : SUPERESPORTES.COM.BR

segunda-feira, 24 de março de 2014

Malásia diz que avião da Malaysia Airlines caiu no Oceano Índico

Em coletiva realizada nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que uma análise de dados de satélite confirma que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no Oceano Índico.

"É com grande tristeza e pesar que eu tenho que informar a vocês que, de acordo com novos dados, o voo MH370 chegou a seu fim no sul do Oceano Índico", disse Razak.
O pronunciamento foi feito cinco dias depois terem sido iniciadas buscas na região. “É uma localização remota, longe de qualquer lugar possível de aterrissar”, explicou o primeiro-ministro.
Mais cedo, a companhia aérea Malaysia Airlines havia dito que, "sem qualquer dúvida razoável", o avião estava perdido e que não há sobreviventes. O anúncio foi feito por uma mensagem de texto enviada aos familiares dos passageiros.O pronunciamento foi feito cinco dias depois terem sido iniciadas buscas na região. “É uma localização remota, longe de qualquer lugar possível de aterrissar”, explicou o primeiro-ministro.

Foco central

A conclusão do governo da Malásia divulgada nesta segunda-feira é baseada em leituras feitas pelos satélites da companhia britânica Inmarsat e analisados pelo setor de investigação de acidentes aéreos do Departamento de Transporte do Reino Unido.
Segundo a análise, “o voo MH370 voou pelo corredor sul (entre a Indonésia e o Oceano Índico), e sua última posição conhecida foi no meio do Oceano Índico, ao oeste de Perth”, cidade na costa leste da Austrália.

Nesta terça-feira será realizada uma nova coletiva em que serão divulgados mais detalhes das análises de satélite e últimos desdobramentos do caso.
As buscas no Oceano Índico estão sendo comandadas pela Autoridade de Segurança Marítima na Austrália (Amsa, na sigla em inglês).
Desde a última quinta-feira, a parte sul do Índico se tornou o foco das investigações depois que imagens de satélite identificaram a 2,5 mil quilômetros da cidade australiana de Perth, no sudoeste do país, objetos que poderiam ser destroços da aeronave, que sumiu quando se dirigia da capital malaia, Kuala Lumpur, para Pequim, na China.

Histórico

O avião da Malaysia Airlines deixou Kuala Lumpur à 0h40 do horário local.
A última transmissão do sistema Acars (sigla em inglês para Aircraft Communications Addressing and Reporting System), que permite a troca de mensagens curtas e simples por meio de radar e satélite entre o avião e autoridades em solo, foi recebida às 1h07.
Uma nova transmissão deveria ter ocorrido 30 minutos depois, mas nada foi recebido.
Recebidas à 1h19, enquanto a aeronave deixava o espaço aéreo malaio, as últimas palavras enviadas pela tripulação aos controladores de tráfego aéreo - "tudo bem, boa noite" - foram provavelmente ditas pelo copiloto Fariq Abdul Hamid, segundo informaram autoridades do país.
O avião desapareceu das telas de controle aéreo dois minutos depois, quando voava sobre o mar do sul da China, mas foi detectado por radares militares no Estreito de Malaca, longe de onde deveria estar.
O primeiro-ministro informou no dia 15 que os sistemas de comunicação do Boeing 777 da Malaysia Airlines foram desligados "intencionalmente".

Comunicações de satélite captadas às 8h11 indicam que o avião continuou a voar por mais sete horas depois de desaparecer.
fonte: http://www.bbc.co.uk/

Resultados da segunda rodada do Raulzão 2014


Raulsoarense representando no super show do Metallica em São Paulo

Marco Eduardo e sua esposa Carla representando Raul no Metallica


Sob chuva, Metallica faz show 'interativo' para 65 mil emSP



A galera cantou bonito com uma das maiores bandas de todos os tempos






sexta-feira, 21 de março de 2014

Reunião Itinerante em São Vicente da Estrela


Na noite da última quarta-feira, 19 de março, a Câmara Municipal de Raul Soares realizou a primeira reunião Itinerante em 2014.
A reunião aconteceu no distrito de São Vicente da Estrela, na Escola Estadual Dr. Luiz Martins Soares.
A Comunidade compareceu e participou em grande número, muitos se inscreveram para fazer o uso da palavra.
O presidente José Maria Peixoto agradeceu a presença de todos os cidadãos e disse que a finalidade destas reuniões nos distritos é conhecer as necessidades e prioridades de cada distrito e levar as informações até o Executivo para que tome as providências necessárias.
O presidente convidou o primeiro cidadão para fazer o uso da palavra, Sr. José Gonçalves (zezé Constantino). Constantino pediu para requerer junto ao Prefeito Municipal quebra molas para as ruas do distrito e também a Reconstrução da Igreja.
Beatriz Júlios Furtado usou a palavra e pediu reforma no piso da escola, reclamou da falta de livros, do transporte escolar e disse que a Rua São Sebastião está esquecida.
Monique Helen Mendes pediu um melhor atendimento na área da saúde, reclamou da falta de policiamento no distrito e pediu mais festas.
Cristina Ferreira reclamou da falta de cobertura na quadra, disse que os motociclistas andam de moto na quadra, que a situação no posto de saúde é precária, falta de quebra molas, falta de sinal de celular, livros na escola, apagão no distrito, telefonia residencial com defeito e que na caixa d’água do distrito constantemente falta água.
Rufina do Carmo pediu o patrolamento na Rua São Vicente de Paulo.
João Lucas disse que só a Prefeitura de Córrego Novo o ajudou em seu problema de saúde, e que os responsáveis pela saúde de Raul Soares nada fizeram por ele.
Adriana Laureana da Silva questionou o valor gasto no carnaval e o valor aplicado na saúde, principalmente no distrito, disse que antigamente tinha profissionais de saúde, hoje não tem e que a saúde não está sendo priorizada, citou a falta de estradas que não são cascalhadas, principalmente na época das chuvas que prejudica muito aos moradores e principalmente o transporte escolar. Disse também que o tratamento em diversos casos de saúde é feito em Ponte Nova, mas não há carros para o transporte de pacientes e ainda solicitou especialistas para saúde e disse que os agentes de saúde estão de mãos atadas, pois não possuem condições de trabalho e que as crianças especiais do distrito não tem o mínimo de atenção, e finalizou dizendo que o médico responsável pelo atendimento no PSF do distrito só trabalha dois dias na semana.
Franciléia do Rosário Sena da Silva disse que falta calçamento nas ruas, iluminação e segurança e disse “ que o Prefeito durante a campanha prometeu, fez juras, visitou distrito, e agora sumiu “.
Geraldo Barbosa pediu mais explicações sobre a proibição da pesca.
Vicente de Paulo Lopes disse que o médico atende apenas duas vezes durante a semana.
Mércia Cristina citou a falta de livros na escola, disse da falta de uma cobertura para a quadra, estradas ruins, falta de festas e também do mato nas estradas.
Miriam Geise disse que o filho perdeu uma cirurgia e o responsável foi um profissional da saúde que atua no distrito. Reclamou da falta de transporte para saúde e disse que sempre faltam remédios no posto de saúde, das estradas ruins e também da falta de saneamento básico.
Onisse Ferreira Mendes disse que a saúde está precária, que não há especialista em nenhuma área, e pediu que fosse realizada e com urgência uma reunião com os profissionais da saúde, a população do distrito e também a presença do Prefeito e do secretário de saúde.
Em seguida a diretora da Escola Dr. Luiz Martins Soares, Sra. Consola Fragoso, disse que há falta de livros é de responsabilidade do MEC.
O Primeiro vereador a usar a palavra foi Ramiro Grossi que falou sobre o Raulzão de futebol e disse que vai estar presente no distrito na rodada do final de semana. O vereador disse que divulgará na rádio os anseios do distrito. Falou também sobre a entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida.


O vereador disse que vai cobrar do Prefeito Célio Nesce os seguintes pontos:
Calçamento, caixa d’água, rede de esgoto, livros escolares, segurança pública, sanitário no posto de saúde, telefonia celular e também vai reclamar na Cemig sobre as muitas lâmpadas queimadas no distrito.
Ramiro finalizou dizendo que o distrito precisa de uma ambulância com urgência e disse que a reunião com a comunidade do distrito, profissionais da saúde, o secretário de saúde e o Prefeito Célio Nesce tem que ser realizada com urgência.
A vereadora Cleusa Araújo disse da importância desse contato dos vereadores com a população dos distritos e que as reivindicações são necessárias. Disse que vai cobrar do Prefeito a volta da Cavalgada no distrito e citou ainda que até o final desse ano o distrito vai receber o sinal de celular através da VIVO. A vereadora falou da importância da vacinação contra o HPV, disse da preocupação com o estado de abandono da quadra. A vereadora finalizou parabenizando o presidente da Câmara pela bela iniciativa de realizar essas reuniões nos distritos.
O vereador Zezé da Farmácia agradeceu a todos os cidadãos do distrito e lembrou que quando sua filha trabalhou em São Vicente da Estrela ela foi muito bem recebida por todos. O vereador reafirmou aos presentes que tudo que eles pediram e reclamaram já foram encaminhadas inúmeras vezes, mas que além de não ser atendido pela prefeitura eles não respondem os requerimentos. Zezé disse que a comunidade tem que se mobilizar, fazer abaixo assinados e reclamar em grupos nos órgãos públicos e lembrou que as festas são um direito de todos.
O vereador Roberto Pires disse que é preciso buscar um bem comum para a comunidade cobrando da prefeitura o que é de direito de todos.


O vereador Eimard Ribeiro falou sobre o trabalho das comissões na Câmara Municipal e disse que as pessoas precisam sim cobrar o que é de direito do cidadão, cobrar a questão da saúde, citou que crianças são prioridades.
O vereador anfitrião Geraldo Mello foi muito aplaudido pelos presentes e mostrou em público vários requerimentos que ele fez, a maioria sobre os problemas já citados, mas como disse o vereador Zezé da Farmácia, os meus também não foram atendidos e muito menos respondidos, afirmou Geraldo Mello.
Geraldo Mello disse que já pediu a ligação no Programa Caminhos de Minas a estrada que liga São Vicente da Estrela a Córrego Novo, disse que cobra constantemente do Prefeito sobre estradas e outros temas não está sendo atendido. O vereador finalizou dizendo que continua a disposição da população e agradeceu muito a presença de todos e ressaltou estar muito feliz pela participação de seus conterrâneos.
Em seguida foi à vez de o presidente José Maria Peixoto fazer o uso da palavra. O presidente disse da importância de se reivindicar os direitos enquanto cidadãos e deixou bem claro mais uma vez, vereador não executa obras, ele pode fiscalizar e requerer, mas a execução será sempre de responsabilidade do Executivo.
José Maria Peixoto disse também da importância das comissões, onde diversas escolas já foram reformadas depois da visita das visitas e da apresentação dos relatórios sobre os problemas encontrados e disse que na saúde não será diferente, a comissão está atuando com total dedicação.
O presidente deixou bem claro o questionamento com os gastos do carnaval e que já pediu informações ao Prefeito sobre os mesmos não obtendo respostas até o momento.
O presidente falou sobre a Festa do Trabalhador Rural que vai acontecer em Raul Soares no início do mês de maio e disse que apoia totalmente a volta da cavalgada em São Vicente da Estrela.
O presidente esclareceu ainda que devido a questão relativa ao cascalhamento das estradas do distrito de São Vicente da Estrela é de responsabilidade exclusiva do Prefeito Municipal, sendo mentirosos os boatos plantados na comunidade que a Câmara Municipal teria impedido o seu cascalhamento.
José Maria Peixoto agradeceu a diretora Consola pelo espaço, pelo tratamento e atenção com todos os vereadores, funcionários da Câmara Municipal e encerrou agradecendo a presença e a participação em massa da comunidade declarando encerrada a reunião.






















 
fonte: www.cmraulsoares.mg.gov.br