sexta-feira, 21 de março de 2014

Reunião Itinerante em São Vicente da Estrela


Na noite da última quarta-feira, 19 de março, a Câmara Municipal de Raul Soares realizou a primeira reunião Itinerante em 2014.
A reunião aconteceu no distrito de São Vicente da Estrela, na Escola Estadual Dr. Luiz Martins Soares.
A Comunidade compareceu e participou em grande número, muitos se inscreveram para fazer o uso da palavra.
O presidente José Maria Peixoto agradeceu a presença de todos os cidadãos e disse que a finalidade destas reuniões nos distritos é conhecer as necessidades e prioridades de cada distrito e levar as informações até o Executivo para que tome as providências necessárias.
O presidente convidou o primeiro cidadão para fazer o uso da palavra, Sr. José Gonçalves (zezé Constantino). Constantino pediu para requerer junto ao Prefeito Municipal quebra molas para as ruas do distrito e também a Reconstrução da Igreja.
Beatriz Júlios Furtado usou a palavra e pediu reforma no piso da escola, reclamou da falta de livros, do transporte escolar e disse que a Rua São Sebastião está esquecida.
Monique Helen Mendes pediu um melhor atendimento na área da saúde, reclamou da falta de policiamento no distrito e pediu mais festas.
Cristina Ferreira reclamou da falta de cobertura na quadra, disse que os motociclistas andam de moto na quadra, que a situação no posto de saúde é precária, falta de quebra molas, falta de sinal de celular, livros na escola, apagão no distrito, telefonia residencial com defeito e que na caixa d’água do distrito constantemente falta água.
Rufina do Carmo pediu o patrolamento na Rua São Vicente de Paulo.
João Lucas disse que só a Prefeitura de Córrego Novo o ajudou em seu problema de saúde, e que os responsáveis pela saúde de Raul Soares nada fizeram por ele.
Adriana Laureana da Silva questionou o valor gasto no carnaval e o valor aplicado na saúde, principalmente no distrito, disse que antigamente tinha profissionais de saúde, hoje não tem e que a saúde não está sendo priorizada, citou a falta de estradas que não são cascalhadas, principalmente na época das chuvas que prejudica muito aos moradores e principalmente o transporte escolar. Disse também que o tratamento em diversos casos de saúde é feito em Ponte Nova, mas não há carros para o transporte de pacientes e ainda solicitou especialistas para saúde e disse que os agentes de saúde estão de mãos atadas, pois não possuem condições de trabalho e que as crianças especiais do distrito não tem o mínimo de atenção, e finalizou dizendo que o médico responsável pelo atendimento no PSF do distrito só trabalha dois dias na semana.
Franciléia do Rosário Sena da Silva disse que falta calçamento nas ruas, iluminação e segurança e disse “ que o Prefeito durante a campanha prometeu, fez juras, visitou distrito, e agora sumiu “.
Geraldo Barbosa pediu mais explicações sobre a proibição da pesca.
Vicente de Paulo Lopes disse que o médico atende apenas duas vezes durante a semana.
Mércia Cristina citou a falta de livros na escola, disse da falta de uma cobertura para a quadra, estradas ruins, falta de festas e também do mato nas estradas.
Miriam Geise disse que o filho perdeu uma cirurgia e o responsável foi um profissional da saúde que atua no distrito. Reclamou da falta de transporte para saúde e disse que sempre faltam remédios no posto de saúde, das estradas ruins e também da falta de saneamento básico.
Onisse Ferreira Mendes disse que a saúde está precária, que não há especialista em nenhuma área, e pediu que fosse realizada e com urgência uma reunião com os profissionais da saúde, a população do distrito e também a presença do Prefeito e do secretário de saúde.
Em seguida a diretora da Escola Dr. Luiz Martins Soares, Sra. Consola Fragoso, disse que há falta de livros é de responsabilidade do MEC.
O Primeiro vereador a usar a palavra foi Ramiro Grossi que falou sobre o Raulzão de futebol e disse que vai estar presente no distrito na rodada do final de semana. O vereador disse que divulgará na rádio os anseios do distrito. Falou também sobre a entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida.


O vereador disse que vai cobrar do Prefeito Célio Nesce os seguintes pontos:
Calçamento, caixa d’água, rede de esgoto, livros escolares, segurança pública, sanitário no posto de saúde, telefonia celular e também vai reclamar na Cemig sobre as muitas lâmpadas queimadas no distrito.
Ramiro finalizou dizendo que o distrito precisa de uma ambulância com urgência e disse que a reunião com a comunidade do distrito, profissionais da saúde, o secretário de saúde e o Prefeito Célio Nesce tem que ser realizada com urgência.
A vereadora Cleusa Araújo disse da importância desse contato dos vereadores com a população dos distritos e que as reivindicações são necessárias. Disse que vai cobrar do Prefeito a volta da Cavalgada no distrito e citou ainda que até o final desse ano o distrito vai receber o sinal de celular através da VIVO. A vereadora falou da importância da vacinação contra o HPV, disse da preocupação com o estado de abandono da quadra. A vereadora finalizou parabenizando o presidente da Câmara pela bela iniciativa de realizar essas reuniões nos distritos.
O vereador Zezé da Farmácia agradeceu a todos os cidadãos do distrito e lembrou que quando sua filha trabalhou em São Vicente da Estrela ela foi muito bem recebida por todos. O vereador reafirmou aos presentes que tudo que eles pediram e reclamaram já foram encaminhadas inúmeras vezes, mas que além de não ser atendido pela prefeitura eles não respondem os requerimentos. Zezé disse que a comunidade tem que se mobilizar, fazer abaixo assinados e reclamar em grupos nos órgãos públicos e lembrou que as festas são um direito de todos.
O vereador Roberto Pires disse que é preciso buscar um bem comum para a comunidade cobrando da prefeitura o que é de direito de todos.


O vereador Eimard Ribeiro falou sobre o trabalho das comissões na Câmara Municipal e disse que as pessoas precisam sim cobrar o que é de direito do cidadão, cobrar a questão da saúde, citou que crianças são prioridades.
O vereador anfitrião Geraldo Mello foi muito aplaudido pelos presentes e mostrou em público vários requerimentos que ele fez, a maioria sobre os problemas já citados, mas como disse o vereador Zezé da Farmácia, os meus também não foram atendidos e muito menos respondidos, afirmou Geraldo Mello.
Geraldo Mello disse que já pediu a ligação no Programa Caminhos de Minas a estrada que liga São Vicente da Estrela a Córrego Novo, disse que cobra constantemente do Prefeito sobre estradas e outros temas não está sendo atendido. O vereador finalizou dizendo que continua a disposição da população e agradeceu muito a presença de todos e ressaltou estar muito feliz pela participação de seus conterrâneos.
Em seguida foi à vez de o presidente José Maria Peixoto fazer o uso da palavra. O presidente disse da importância de se reivindicar os direitos enquanto cidadãos e deixou bem claro mais uma vez, vereador não executa obras, ele pode fiscalizar e requerer, mas a execução será sempre de responsabilidade do Executivo.
José Maria Peixoto disse também da importância das comissões, onde diversas escolas já foram reformadas depois da visita das visitas e da apresentação dos relatórios sobre os problemas encontrados e disse que na saúde não será diferente, a comissão está atuando com total dedicação.
O presidente deixou bem claro o questionamento com os gastos do carnaval e que já pediu informações ao Prefeito sobre os mesmos não obtendo respostas até o momento.
O presidente falou sobre a Festa do Trabalhador Rural que vai acontecer em Raul Soares no início do mês de maio e disse que apoia totalmente a volta da cavalgada em São Vicente da Estrela.
O presidente esclareceu ainda que devido a questão relativa ao cascalhamento das estradas do distrito de São Vicente da Estrela é de responsabilidade exclusiva do Prefeito Municipal, sendo mentirosos os boatos plantados na comunidade que a Câmara Municipal teria impedido o seu cascalhamento.
José Maria Peixoto agradeceu a diretora Consola pelo espaço, pelo tratamento e atenção com todos os vereadores, funcionários da Câmara Municipal e encerrou agradecendo a presença e a participação em massa da comunidade declarando encerrada a reunião.






















 
fonte: www.cmraulsoares.mg.gov.br

Um comentário:

  1. Além do vereador Ramiro Grossi dizer que vai cobrar do Prefeito Célio Nesce alguns requerimentos, ele também deixou bem claro tudo o que o governo do prefeito Celio Nesce já fez por São Vicente da Estrela. Principalmente a instalação do CRAS q não havia nesse distrito. Sem contar a melhoria na saúde e demais melhorias.

    ResponderExcluir