segunda-feira, 10 de novembro de 2014

UFMG é apontada por ranking dos EUA como a sexta melhor universidade da América Latina

A instituição mineira ainda aparece em quarto lugar entre as universidades brasileiras


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi eleita pelo ranking US News a sexta melhor universidade da América Latina. Segundo o levantamento, a UFMG aparece em quarto lugar entre as brasileiras e na 316ª posição entre as melhores universidades do mundo. A instituição que divulgou os dados realiza pesquisas há mais de 30 anos sobre o ensino superior nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, o US News realizou o ranking fora do território norte-americano. As instituições de ensino latino-americanas melhores colocadas são, pela ordem, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Buenos Aires e Nacional Autônoma do México.

O ranking global coloca a Universidade de Harvard em primeiro lugar, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades da Califórnia-Berkeley, Stanford, as quatro dos Estados Unidos, e Oxford, na Inglaterra.

O critério da pesquisa leva em conta as reputações global e regional das universidades, publicações de elevado impacto na imprensa, total de citações, colaboração internacional e número de doutores premiados. Em nota divulgada pela UFMG, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, exaltou a boa colocação da instituição mineira. “Essa forma de calcular detecta e valoriza excelência em áreas nas quais tipicamente se publica menos. Isso favorece a UFMG, que tem excelência distribuída de forma equilibrada pelas diversas áreas do conhecimento”, comentou Takahashi.

fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário