sábado, 28 de dezembro de 2013

Sobra jogo, falta data

Calendário apertado de 2014 pode impor ritmo alucinante para Atlético e Cruzeiro. Times mineiros disputarão pelo menos quatro competições num período de oito meses

Atlético e Cruzeiro começarão a próxima temporada animados pelas boas campanhas em 2013, mas também preocupados com o calendário desgastante, que prevê partidas em excesso e também muitas e longas viagens. Pela primeira vez, ambos disputarão a Copa Libertadores simultaneamente e devem dar total prioridade a ela, deixando em segundo plano o Estadual para que todos fiquem inteiros na competição internacional. Mas há ainda o Campeonato Brasileiro e, no segundo semestre, a Copa do Brasil. O Galo, adicionalmente, fará a final da Recopa Sul-Americana, em agosto, contra o Lanús-ARG.

Os jogadores terão menos tempo para se recuperar entre um jogo e outro, porque as competições vão parar entre 4 de junho e 15 de julho devido à disputa da Copa do Mundo. Se forem às finais de todas as competições que terão pela frente, Atlético e Cruzeiro farão nada menos que 77 e 75 jogos, respectivamente, número que poderá crescer caso algum deles ganhe a Libertadores e vá ao Mundial de Clubes da Fifa.

A escassez de datas mexeu até na preparação das equipes. O Cruzeiro marcou o início de sua pré-temporada para 6 de janeiro, um dia antes de os atletas completarem 30 dias de férias. Assim, terá 20 dias de exames, avaliações e treinos na Toca da Raposa II até o primeiro compromisso oficial. A estreia no Estadual será dia 26, contra a URT, no Mineirão.

Para aguentar a maratona de jogos, o clube celeste deverá repetir a estratégia de ter grupo um pouco mais numeroso. Assim, poderá, por exemplo, poupar atletas quando tiver de jogar duas vezes por semana, algo que pode ser a marca da temporada.

Isso já foi feito neste ano e rendeu ótimos frutos. Mesmo quando perdeu peças importantes, como os atacantes Dagoberto e Borges ou o lateral-direito Ceará, a Raposa manteve o bom desempenho, conquistando o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência.

No Atlético, a maioria só volta aos trabalhos no dia 20, porque houve extensão dos trabalhos em razão do Mundial de Clubes. Os atuais campeões mineiros fazem seu primeiro jogo diante do Minas Futebol, dia 29, em Sete Lagoas.

Começar bem a temporada de 2014 é o primeiro passo para que o Galo, agora comandado pelo técnico Paulo Autuori, apague a má impressão após o terceiro lugar Mundial do Marrocos. O bicampeonato da Libertadores vira prioridade do grupo a partir de fevereiro, deixando o Mineiro em segundo plano. Titulares, como o zagueiro Réver, o armador Ronaldinho Gaúcho e os atacantes Jô e Diego Tardelli, só devem jogar na estreia na Libertadores, contra o Zamora, na Venezuela, em 11 de fevereiro.

De férias no Sul do país, Autuori deve se reunir no fim da semana que vem com o diretor de Futebol, Eduardo Maluf, e com o preparador físico Carlinhos Neves para discutir a programação do Galo em 2014. Ele avaliará as condições do grupo e em seguida o clube buscará reforços pontuais. Haveria interesse na contratação dos volantes Moisés (Portuguesa) e Willians (Internacional). Mas as transferências dependeriam do aval do presidente Alexandre Kalil, que está em Cuba e volta em 3 de janeiro.

OBSERVAÇÕES O fato de a equipe dar ênfase à Libertadores fará com que vários jogadores tidos como reservados sejam aproveitados no Estadual. É o caso do zagueiro Emerson e do armador Dátolo, que não foram ao Mundial. Outros, como o lateral Lucas Cândido, que tenta apagar a má impressão deixada no Marrocos. Para o atleta, a chegada de Autuori dará a injeção de ânimo de que a equipe precisa: “É um técnico e professor vencedor. Ganhou muitos títulos por onde passou e com certeza vai passar sua experiência e sabedoria para ajudar o grupo”.
fonte: superesportes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário