quinta-feira, 3 de abril de 2014

SAMU na região terá nove unidades básicas e duas avançadas

Coordenador Razível dos Reis, Soraia Caetano e o presidente da Câmara de Manhuaçu Maurício Júnior
PONTE NOVA (MG) -Assembleia em Ponte Nova discutiu a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência e Emergência da região Macro Leste do Sul. Essa iniciativa, do Governo do Estado, irá beneficiar os municípios a partir de uma gestão conjunta de alguns serviços públicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional, responsável pelo atendimento pré-hospitalar.
O Consórcio de Urgência e Emergência será uma realidade ainda nesse ano. A região de Ponte Nova, liderada pelo prefeito daquela cidade, Guto Malta, já vem articulando a formação há quase um ano. A Rede de Urgência e Emergência terá uma abrangência de 53 munícipios. No encontro em Ponte Nova, 48 cidades estavam representadas e grande parte delas assinou o Protocolo de Intenções para criação do Consórcio.
Além de desenvolver ações e serviços de saúde em conjunto, observados os preceitos que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), o consórcio poderá firmar convênios e receber auxílios, subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos governamentais.
DESENHO DA REDE
O consórcio contará com uma Central Operativa (192), responsável por receber as ligações, fazer o mapeamento, avaliar a gravidade, orientar, indicar o melhor atendimento e o melhor deslocamento de veículos para a unidade hospitalar.
Além da central, o desenho da rede foi articulado na assembleia. Foram definidas nove Unidades de Suporte Básico (USB) que ficarão em localizações estratégicas nas cidades de Manhumirim, Lajinha, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Matipó, Ipanema, Mutum e Manhuaçu (duas).Essas unidades de suporte básico são integradas por um técnico de enfermagem e o motorista. Elas fazem o primeiro atendimento.
Na microrregião de Manhuaçu, haverá duas Unidades de Saúde Avançadas (USA) (que ficarão em Manhuaçu). Essas são de reforço para situações mais complexas. São equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), tripuladas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e socorrista.
NEGOCIAÇÃO
A presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais da região de Manhuaçu foi fundamental no desenho da rede. O SAMU não é específico de uma cidade. O conceito é que as ambulâncias fiquem em pontos estratégicos que consigam atender às emergências rapidamente.
“Uma unidade cobre a outra enquanto faz atendimento. A lógica é que todas consigam se deslocar até a emergência e levar a pessoa até o hospital em menos de uma hora”, destacou o coordenador estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde, Razível dos Reis.
Com base nisso, as cidades apresentaram suas demandas. A região de Ipanema, através dos prefeitos Júlio Fontoura (Ipanema) e Joaquim Carlos (Taparuba) e lideranças da saúde de Pocrane, reivindicaram uma unidade avançada para lá. Mutum, com o prefeito João Batista Marçal também argumentou em favor dos distritos e da extensa zona rural que possui.
No mesmo sentido, o prefeito Geraldo Leão defendeu o pleito de Santa Margarida em ter uma USB. Daniel Satlher (prefeito de Alto Jequitibá e presidente do Circuito Turístico) e o prefeito José Gomes (Alto Caparaó) também apresentaram pleito pela região do Parque Nacional. No mesmo sentido, Simonésia reivindicou uma USB, bem como as cidades de Durandé, Abre Campo (prefeito Márcio Vitor), Luisburgo (com prefeito José Carlos), e Martins Soares, através do prefeito Ademir Conrado.
Os pleitos foram cadastrados, mas Razível dos Reis, pontuou que o desenho inicial da rede não teria como atender as solicitações imediatamente, contudo poderão ser ampliadas.
Durante a reunião, a prefeita de Manhumirim Darci Braga ressaltou a importância da unidade que ficará no município. Sebastião Dornelas (Zizi), vice-prefeito de Matipó, ressaltou que a cidade também dará suporte para a USB definida para a localidade e os municípios vizinhos.
CONQUISTA
A região saiu de Ponte Nova com duas conquistas significativas e que receberam adesão de vários prefeitos. A primeira delas foi a segunda Unidade de Suporte Avançado (USA).
Pelo desenho inicial, Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova receberiam uma USA cada. A segunda unidade, que seria de sobreaviso, estava definida para Ponte Nova. “Pudemos apresentar a demanda da região de Manhuaçu, que teve o apoio dos prefeitos, vereadores e secretários presentes. É uma questão lógica. Não desmerecemos Ponte Nova e Viçosa, mas são cidades muito próximas, enquanto Manhuaçu está no outro extremo da região. Na prática, eles teriam três unidades avançadas e nós apenas uma. O arranjo foi modificado e teremos duas unidades de suporte avançadas estabelecidas em Manhuaçu para o atendimento da nossa região”, destacou o presidente da Câmara, vereador Maurício Júnior.
Outro ponto que a articulação da região foi importante foi a conquista de uma segunda USB para Manhuaçu. O prefeito Nailton Heringer lembrou que na prática o município já atende demandas da região. “Manhuaçu tem 85 mil habitantes e estava apenas com uma USB. Conseguimos mostrar que a segunda teria capacidade de atender aos vizinhos, os distritos e, especialmente, os acidentes nas BR-262 e 116, partindo, por exemplo, de Realeza, que é uma localidade estratégica”.
Após o desenho da rede regional, os municípios devem apresentar projetos de lei nas câmaras municipais aderindo ao consórcio. Pelo modelo, cada cidade pagará 25 centavos por habitante/mês, enquanto o Estado entra com outros 25 centavos e o Governo Federal com 50 centavos. A Macro Leste do Sul (regiões de Viçosa, Manhuaçu e Ponte Nova) é formada por cerca de 660 mil moradores. A previsão é que o SAMU comece a operar no primeiro semestre de 2015.
fonte: Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário