quarta-feira, 24 de abril de 2013

No Mineirão, Brasil enfrenta o Chile em 'teste final' para a Copa das Confederações

Jogadores encaram o amistoso como a última chance para garantir vaga no torneio de ensaio para a Copa do Mundo. Mineirão também será avaliado antes da competição

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Ronaldinho Gaúcho (d) foi bem nas cobranças de falta e será o capitão da Seleção no Mineirão

 Consolidação para alguns, prova de fogo para outros e compromisso fundamental para todos. É desta forma que os jogadores da Seleção Brasileira  encaram o amistoso contra o Chile, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão. A partida em Belo Horizonte é a última antes de o técnico Luiz Felipe Scolari definir, no dia 14 de maio, a convocação final para a Copa das Confederações. Como ele contará com os astros que atuam no futebol europeu, as vagas para os atletas “nacionais” diminuem de modo proporcional ao aumento do tamanho da concorrência. Outro que passará por avaliação, porém do Comitê Organizador Local (COL), é o Gigante da Pampulha, sede da competição no mês de junho.

Em casa, os jogadores que atuam no futebol mineiro vivem a expectativa de dificultar, no bom sentido, a cabeça do técnico Felipão. O zagueiro Réver, do Atlético, conta não somente com o apoio da torcida do seu clube, mas também com a do arquirrival Cruzeiro, em que joga o amigo Dedé. “A rivalidade fica de lado. Nós temos um objetivo em comum, que é defender a Seleção Brasileira. Temos que pensar em fazer um bom jogo”, disse.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Dedé espera recepção calorosa da torcida em Belo Horizonte nesta quarta, contra o Chile
O capitão Ronaldinho Gaúcho e o provável titular Dedé também têm pensamento idêntico ao de Réver. Eles esperam, assim, contar com o calor da torcida mineira no estádio. “Aqui é a minha casa, é onde eu vivo. Estou muito feliz de poder vir aqui”, comentou o craque alvinegro. “A expectativa a respeito da boa receptividade da torcida é a melhor possível”, afirmou o novo zagueiro do Cruzeiro.

O treino dessa terça-feira não permitiu que os jornalistas cravassem, com convicção, o time titular da Seleção Brasileira. Felipão dividiu 16 jogadores de linha em dois grupos e colocou o restante como uma espécie de “curinga”, que atuava tanto pela equipe de branco quanto a de verde. Não havia a possibilidade de definir quem começaria jogando ou ficaria no banco de reservas, já que Neymar e Ronaldinho, por exemplo, estavam em formações opostas.

Felipão, no entanto, garantiu durante a entrevista coletiva que o goleiro Diego Cavalieri, o lateral-direito Jean e o armador Ronaldinho Gaúcho – este com a faixa de capitão – vão para o jogo. Neymar, André Santos, Réver, Dedé, Paulinho e Jadson também devem ser titulares. As dúvidas são entre Ralf e Fernando para primeiro volante e Alexandre Pato e Leandro Damião no ataque.

Sampaoli também faz mistério no Chile

O Chile está concentrado na Toca da Raposa II. Na manhã dessa terça-feira, o técnico Jorge Sampaoli comandou um treino secreto, sem a presença de jornalistas, que só tiveram acesso ao campo quando faltavam cerca de 10 minutos para o término. Sampaoli escondeu a escalação, mas ressaltou a importância do amistoso desta quarta. “O objetivo final é tentar conseguir classificação para o Mundial. Trouxe os melhores jogadores que estavam atuando no futebol local para essa partida tão difícil que teremos amanhã. Enfrentaremos jogadores que estão em uma das melhores seleções do mundo”, disse o treinador.

Casa cheia

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Mineirão, que abrigou treino da Seleção nessa terça-feira, será avaliado pelo COL no amistoso
O Mineirão receberá um excelente público no jogo entre Brasil e Chile, nesta quarta-feira. O balanço final da noite dessa terça apontou que mais de 51 mil ingressos haviam sido comercializados de forma antecipada. Foram disponibilizadas, com preços  entre R$ 50 e R$ 150, 60 mil entradas. O número de pagantes pode superar o recorde estabelecido no estádio após a sua reforma, que é de 52.989 no clássico entre Cruzeiro e Atlético, em fevereiro, pelo Estadual.

Estádio também será testado


Sede da Copa das Confederações, o Mineirão também receberá avaliação por parte da Fifa e o Comitê Organizador Local (COL). Os principais atributos analisados serão limpeza e resíduos; serviços ao consumidor; operações de imprensa; voluntários; segurança; credenciamento; logística e serviços médicos. Mais de 1.500 pessoas, segundo a entidade, participarão do evento em Belo Horizonte.

Brasil fará dois amistosos após a convocação final

O teste contra o Chile em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, é o último antes da convocação para a Copa das Confederações. No entanto, a Seleção Brasileira tem compromissos marcados contra a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, e a França, no dia 9 de junho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A competição internacional acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho.

BRASIL X CHILE


BRASIL

Diego Cavalieri; Jean, Réver, Dedé e André Santos; Fernando (Ralf), Paulinho, Jadson e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato)
Técnico:
Luiz Felipe Scolari

CHILE

Johnny Herrera; Cristian Álvarez, José Rojas, Marco González e Eugenio Mena; Albert Acevedo, Lorenzo Reyes, Braulio Leal e Fernando Meneses (Figueroa); Eduardo Vargas e Carlos Muñoz
Técnico:
Jorge Sampaoli

Motivo:
Amistoso Internacional
Local:
Mineirão, em Belo Horizonte
Data:
quarta-feira, 24 de abril de 2013, às 22h

Árbitro:
Enrique Cáceres (Paraguai)
Assistentes:
Carlos Cáceres e Darío Gaona (ambos do Paraguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário