segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tecnologia será aliada no combate à criminalidade em Minas

Delegacias irão ganhar painéis onde o cidadão poderá acompanhar o status da ocorrência. Já as viaturas das polícias Civil e Militar ganharão GPS


A tecnologia vai será aliada do governo de Minas Gerais no combate a criminalidade no estado. Nos próximos meses painéis eletrônicos, similares aos utilizados em aeroportos, serão instalados nas 12 delegacias de plantão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é agilizar o registro de ocorrências. Outra medida será a instalação de GPS nas viaturas para o monitoramento e controle da frota. As duas ações foram anunciadas nesta segunda-feira pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), que já determinou o aumento de efetivo da polícia nas ruas. 

Os primeiros painéis eletrônicos já estão em funcionamento, como projeto piloto, na Central de Flagrantes (Ceflan) no Bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte. A medida agiliza os flagrantes e libera mais rápido os policiais militares. “Hoje, eles ficam de seis a sete horas nos plantões. Os equipamentos vão permitir o maior controle das ocorrências e não vai prender os militares nos plantões, que são os horários onde há o maior índice de violência”, explica o secretário Estado de Defesa Social (Seds), Rômulo Ferraz. 

No painel, o cidadão poderá acompanhar o status da ocorrência como, por exemplo, se o registro está em andamento junto à Polícia Militar ou à Polícia Civil e a ordem em que ela será atendida. 

A tecnologia será usada também no controle das 2,5 mil viaturas das polícias Militar e Civil que são utilizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Todos os veículos ganharão um GPS. O objetivo é aprimorar o monitoramento e o controle da frota, e com isso, o tempo de atendimento aos cidadãos será diminuído. Os testes já começaram a ser realizados. A previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano, 625 carros estejam com os equipamentos instalados.

Delegacia virtual 

Minas Gerais ainda terá serviço de registro de ocorrências pela internet daqui a dois meses. A implementação da Delegacia Virtual terá início nesta semana e vai custar R$ 2 milhões ao estado. A Polícia Civil estima que cerca de 24% dos atendimentos realizados atualmente poderão ser feitos pela internet. 

O serviço estará disponível a partir de abril deste ano, a princípio registrando somente ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas. A expectativa é de que até o fim do ano a Delegacia Virtual passe a receber também registros de perdas de documentos, objetos, danos, veículos localizados ou recuperados e comunicação de pessoas desaparecidas. Os registros poderão ser feitos por computadores, celulares ou tablets, também com previsão para o fim de 2014. 

Além de aumentar a agilidade e a eficiência no atendimento desses casos, o serviço vai permitir que os policiais civis que trabalham nessas funções atualmente possam se dedicar  às atividades de identificação, investigação e prisão. 

Efetivo nas ruas

Dentre as medidas anunciadas por Anastasia, outro destaque é o aumento do número de policiais nas ruas. A partir desta quarta-feira, 800 militares vão integrar os chamados Batalhões Metrópole, que vão atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada um deles terá 400 policiais que atualmente trabalham nas áreas de inteligência e no setor administrativo. Os batalhões não terão unidades físicas, mas vão atuar em um conceito de organização virtual, com comandantes que vão deslocar os policiais de acordo com as demandas, como em blitz e abordagens diversas. 

Os policiais irão para as ruas em dias determinados e farão um mapeamento das áreas aonde há mais necessidade de policiamento. Ainda segundo o governador, além do efetivo que passa a atuar nas ruas nos próximos dias, outros 400 PMs do setor administrativos podem ser deslocados em caso de necessidade. Deste modo, a Grande BH terá mais 1,2 mil militares nas ruas.

“A segurança hoje é um tema que, lamentavelmente, pelo país a fora, assume um caráter de prioridade e estamos tomando medidas imediatas e administrativas. Determinei às polícias por maior efetivos nas ruas, diminuindo, de modo muito vigoroso, toda a burocracia, toda parte relativa das atividades meio e colocar o máximo possível de efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil nas ruas, não só da capital, da Região Metropolitana, mas de todo o Eestado”, afirmou o governador 

Também haverá a abertura do Batalhão Acadêmico, formado por alunos do curso de formação de oficiais que vão executar a mesma estratégia dos Batalhões Metrópole. Serão 163 cadetes que realizarão a parte prática do curso em atividades policiais preventivas nas ruas. 

fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário