quarta-feira, 6 de março de 2013

O Poder Que o Face Tem


                  Por José Mauricio Santo (José Mauricio Gerais)



Só no Brasil o Facebook já tem mais de 75 milhões de usuários, isto já é quase a metade da população juvenil, adulta e alfabetizada do país; por qual razão este mecanismo vem crescendo com tanto vigor e o que ele pode fazer de bem ou de mal, para uma sociedade que se diz globalizada? Tenho 38 anos, desde os dezesseis sou usuário assíduo da internet, meu primeiro contato foi em uma farmácia que trabalhava como balconista, no final dos anos 80; depois de alguns anos comecei a exercer a profissão de representante comercial, aí então precisava usa-la diariamente para processar dados, como enviar pedidos e receber informações da empresa. Sou blogueiro amador há muitos anos, com centenas de milhares de paginas visitadas em dezenas de países, inquestionáveis números do Google Analytics . Hoje meu principal blog que se chama Gerais Webrevista está fora do ar, em processo de reformulação. Mas na verdade acredito firmemente que o mesmo está sim é em processo de migração para o Facebook; esta rede social veio com uma força incrível, sendo que na verdade apenas traz consigo mais leveza e objetividade para a comunicação e convivência virtual.
Moro em uma cidade com cerca de vinte quatro mil habitantes, movimento três contas no face com mais de três mil amigos virtuais, sendo que sua imensa maioria são pessoas que residem ou tenham um grande vinculo com a cidade. Hoje trabalho dentro de um escritório, e fico a maior parte do dia em frente a um computador, e o mesmo fica em rede por todo o horário comercial, um minuto a cada hora trabalhada é o suficiente para que eu dê uma passadinha pelo face, e em tempo real fico sabendo de noticiários, acontecimentos e eventos, regionais ou universal, e tudo em uma velocidade assustadora. A credibilidade é multe interpretativa e perceptiva, e quando o contexto é mais amplo, fica fácil consultar fontes e outros agentes informadores.
Em um livro que escrevi, intitula O Executivo do Asfalto, levantei uma tese que este milênio seria marcado não pela tecnologia material, mas sim pela tecnologia sensorial, a tecnologia humana; o face reflete bem esta nova mudança, lógico que em passos lentos, principalmente quando me refiro a um tempo milenar. Mas vejam bem como pensamentos filosóficos, poéticos e políticos, tomam conta de uma boa parte das postagens escritas e áudios visuais dentro do Facebook. De certa forma todos seus usuários se tornaram mais reflexivos, questionadores e formadores de opiniões. Nas últimas eleições municipais em minha cidade, observei que o face fez a diferença entre três candidatos que seis meses antes do dia da eleição, pareciam que todos concorreriam fortemente ao cargo de prefeito; porem um dos candidatos usou o face de maneira errada, não usou um marketing adequado; outro candidato entrou tardiamente na rede e também de forma inadequado; quando o candidato que venceu as eleições com maioria dos votos válidos, desde do começo usou o face como ferramenta de campanha, usando o adequadamente, com uma linguagem mais objetiva, pacificadora e envolvente.
Os maiores formadores de opiniões e motivacionistas de nossa sociedade moderna, estão no face, com suas comendas e bandeiras empunhadas para domínio público e interpretações livres. Professores e estudantes, profissionais liberais e executivos, artistas e expectadores, pregadores e religiosos, Facções politicas e filosóficas, enfim todos que de certa forma fazem a diferença no mundo real, também estão plantando suas sementes e cultivando suas crenças e conhecimentos no mundo virtual.
O poder que o face tem é inquestionável, apesar de que o mesmo atraem muitos jovens e pessoas que aparentam serem um pouco dispersos a realidade, com suas escritas preguiçosas e suas interpretações as vezes distorcidas, mas a maioria apenas aparentam, são na verdade o novo conceito de intelectualidade, tudo hoje é mais leve e mas sadio do que antes, todos querem cuidar de sua saúde física e mental, as academias e parques estão sempre cheios, e na luta pela sobrevivência da individualidade, se mostrar menos, guardar uma carta dentro da manga, na hora H faz a diferença.
Se você não é usuário do face, por achar que o mesmo é uma espécie de BBB virtual ou um muro de lamentações, ou uma lavoura de abobrinhas; se engana e comete um erro crucial, você não está participando de um novo convívio social, você está se enclausurando em sua descrença ou preconceito, os conceitos e os meios de interação e comunicação estão se modificando rapidamente, e você não está participando desta importante era, a era digital.
Saia da idade da pedra, tesoura ou papel, e venha para o mundo virtual, e vivencie sua vida em todas as suas formas, não ignore nenhuma delas, hoje todas se fazem necessárias.


Autor raulsoarense : José Mauricio Santo (José Mauricio Gerais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário