terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Prefeitura de Caratinga declara situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas

CARATINGA - As chuvas do fim do ano passado causaram muitos transtornos no município. E a cidade entrou para a contagem de mortes em decorrência das chuvas em Minas Gerais, com o falecimento de uma menina de 12 anos após ser atingida por uma parede que caiu junto com um talude que cedeu. Alguns bairros também foram prejudicados com inundações e queda de barrancos.
Muitas cidades estão declarando situação de emergência devido aos estragos e prejuízos que os temporais deixaram. Na região, São Sebastião do Anta e Taparuba também já declararam.
E a Prefeitura de Caratinga publicou na última sexta-feira (10) um decreto em seu portal eletrônico, também declarando situação de emergência nas áreas do município afetadas por tempestade e chuvas intensas. O decreto considera que as intensas precipitações pluviométricas que ocorreram no município provocaram a saturação do solo, causando deslizamentos de terra nas áreas de encosta, destruindo estradas, pavimentação de vias urbanas e infraestrutura públicas, deixando pessoas desalojadas e desabrigadas.
Além disso, resultaram os danos e os prejuízos constantes no formulário de avaliação de danos e que resultaram no parecer numero 0001/14 da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), relatando ser favorável a declaração de Situação de Emergência nas áreas do município contidas no formulário e em outros documentos.
Com a situação de emergência declarada, fica autorizada a mobilização dos órgãos municipais para atuarem sob coordenação da COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre. Autoriza-se ainda a convocação de voluntários para reforçar os trabalhos e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

RELEMBRE OS ALERTAS DE CHUVA DE 2013
Reveja os transtornos causados pelas chuvas no fim do ano passado e que deixaram a população em alerta. Todas ocorreram em dezembro de 2013, com exceção da ocorrência do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Inundação e lamaçal
As chuvas assustaram os caratinguenses e deixaram um sinal de alerta. As consequências atingiram o bairro Aeroporto, que sofreu com inundações; e o perímetro urbano da BR-116, que virou um verdadeiro lamaçal.

Laudo confirma risco de desabamento do Cine Brasil e passagem é interditada
A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Defesa Civil, solicitou ao Departamento de Engenharia uma vistoria ao imóvel do Cine Brasil e o laudo técnico colocou o prédio como ponto de risco. De acordo com laudo, com a retirada do telhado, a alvenaria corre o risco de desabamentos, por ser construída de tijolos cerâmicos maciços, que, com as chuvas que caem com frequência neste período, se encharcam, enfraquecendo e tornando-se vulneráveis às ações do vento, trepidações e do peso das lajes existentes.

Lamaçal no Bairro Santa Zita
Muita lama e via quase intransitável. Este foi o cenário da Rua Inspetor Danilo Capela, no Bairro Santa Zita. Moradores tiveram dificuldades em sair de suas próprias casas e veículos transitaram com cautela.

Após ter corpo soterrado, criança não resiste aos ferimentos e vem a falecer
As fortes chuvas não causaram apenas danos materiais para uma família que mora na Rua José Belegard, Bairro Nossa Senhora Aparecida. A criança Victória Carolina Moreira, 12 anos, veio a falecer depois de ter o seu corpo soterrado.

Prejuízos no Bairro Nossa Senhora Aparecida
Dois moradores da Rua Professor Olinto, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, foram prejudicados pelo entupimento da rede de esgoto. Eles tiveram prejuízos materiais e um deles, um prejuízo de 30 mil reais.



Rua intransitável (Arquivo DIÁRIO)















Lamaçal tomou conta da BR-116 (Arquivo DIÁRIO)















Interior do prédio em risco (Arquivo DIÁRIO)















Casa que Victória morava (Arquivo DIÁRIO)


















Entupimento da rede de esgoto prejudicou moradores (Arquivo DIÁRIO)
fonte: diariodecaratinga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário