terça-feira, 1 de julho de 2014

Alemanha e França fazem clássico após 28 anos na Copa do Mundo

Equipes da França e Alemanha perfiladas antes do clássico de 1982, na Espanha: reencontro no Maracanã

Os cruzamentos das quartas de final da Copa do Mundo de 2014 reservaram um duelo entre duas potências do futebol europeu em solo brasileiro. Alemanha e França vão se enfrentar na próxima sexta-feira, às 13h, no Maracanã, em busca da classificação às semifinais. Germânicos e franceses já tiveram duelos históricos pela maior competição de futebol do mundo, com um triunfo para cada lado e outro empate. O último confronto no torneio foi há 28 anos, em 1986, no México.

Nas oitavas de final do Mundial no Brasil, Alemanha e França tiveram dificuldades para se impor diante de seleções africanas, nesta segunda-feira. Os franceses entraram em campo primeiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e ganharam por 2 a 0, com os gols saindo nos 10min finais. Já os alemães precisaram da prorrogação para eliminar a determinada Argélia, abrindo 2 a 0 e levando sufoco até o fim, quando os argelinos ainda descontaram. Os triunfos garantiram germânicos e Bleus nas quartas, na reedição do clássico entre potências do Velho Continente.

O clássico europeu foi disputado pela primeira vez na história da Copa em 1958, em Gotemburgo, na Suécia, em 28 de junho. Na ocasião, França e Alemanha Ocidental se enfrentaram na decisão do terceiro lugar, já que as duas seleções foram eliminadas por Brasil e Suécia, respectivamente – os brasileiros levaram o troféu na final contra os suecos. O jogo terminou com vitória dos Bleus por 6 a 3, com quatro gols de Just Fontaine, maior artilheiro em uma única edição do torneio ao balançar as redes 13 vezes.

França e Alemanha se encontraram novamente em uma Copa do Mundo 24 anos depois, na Espanha, em 1982. O jogo, válido pelas semifinais, foi em 8 de julho, em Sevilha. Depois de um emocionante empate por 3 a 3, o clássico foi decidido nas cobranças de pênaltis. E os germânicos venceram por 5 a 4, garantindo presença na final, quando cairiam diante da Itália, de Paolo Rossi, por 3 a 2.
França contou com talento de Platini, mas foi superada nos pênaltis pela Alemanha, em duelo memorável em 82 

Na edição seguinte, em 1986, no México, franceses e alemães voltaram a duelar pelas semifinais da Copa. Em 25 de junho, na cidade de Guadalajara, a Alemanha ganhou por 2 a 0, gols de Bhreme e Völler, garantindo mais uma vez presença na final e frustrando o sonho dos Bleus, que eliminaram o Brasil nas quartas de final, nos pênaltis. Mas os germânicos ficaram novamente com o vice, perdendo para a Argentina, de Maradona, na decisão. O placar foi de 3 a 2.

Depois de 28 anos, o destino reservou um dos maiores palcos do futebol, o Maracanã, para o grande clássico europeu. E as equipes chegam bem credenciadas pelas campanhas na primeira fase. A Alemanha, uma das favoritas, foi a primeira do Grupo G, com sete pontos e saldo de cinco gols. A França fez campanha semelhante e terminou na liderança do Grupo E, mas com maior saldo (6). O vencedor do duelo entre potências do Velho Continente estará em BH para a disputa das semifinais, em 8 de julho, às 17h.

Retrospecto

Em todos os confrontos do clássico, a vantagem é francesa. Foram 25 partidas, com 11 triunfos dos Bleus e oito dos alemães. Houve ainda seis empates. A Alemanha, no entanto, marcou um gol a mais: 42 a 41. No último encontro, em amistoso disputado em 6 de fevereiro de 2013, em Paris, a Alemanha levou a melhor com triunfo por 2 a 1. 
fonte: superesportes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário