quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ipanema quer bater o prório recorde com o maior queijo do mundo

 
IPANEMA (MG) - Quinze mil litros e meio de leite serão utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo, na quinta edição da Festa do Queijo em Ipanema, Minas Gerais, que acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto. O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1600 kg produzido em 2013, e este ano quer atingir a marca de 1,7 toneladas.

Além do esperado queijo, esta edição contra novamente com a produção de um doce de leite gigante com mais de 450 quilos, e que será distribuído em pedaços juntamente com o queijo durante a festa.

Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda em barraquinhas na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau. Os bares e restaurantes também produzirão pratos com o queijo como ingrediente principal.

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) para a produção do queijo e da fábrica de doces Nhá Nair para a produção do doce.

O queijo e o doce desfilam pela cidade em carro aberto e logo após serão cortados e distribuídos para a população na Praça Coronel Calhau.

Fabricação do queijo e doce

O queijo gigante será produzido a partir de 19 de julho, às 7 horas e ficará por conta do Queijeiro da Capil juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica.

Para a produção do queijo de 1,7 toneladas serão gastos aproximadamente 15.500 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.
“A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco à dez graus até o dia do desfile”, explica.

A produção do doce de leite leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez. Para a quantidade de 450 quilos o processo de preparo dura até 8 horas cozido a vapor. Para a produção serão usados aproximadamente 1.100 litros de leite, o doce para vai para a enformagem e depois de enformado será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

Desfile, distribuição e fiscalização

A apresentação do queijo e do doce está marcada para as 16 horas do dia dois de agosto(sábado), com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calhau. Um fiscal do Rank Brasil vai acompanhar todo o processo, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo.

Feira do Queijo

Além da degustação do queijo e do doce de leite, uma Feira da Culinária do Queijo vai expor e vender produtos com queijo. Dentre os produtos da Feira Culinária estão: tortinha de queijo, mini pizza de queijo, pastel assado de queijo, canjiquinha com queijo, broa de queijo, espetinhos de queijo, fogazza de queijo, medalhão com queijo, mandioquinha com queijo, macarrão na chapa com queijo, quibe recheado com queijo, empadão com queijo, empadinha de queijo, pão de batata e o famoso pão de queijo. A Prefeitura de Ipanema disponibilizou um Economista Doméstico para ministrar um Curso de Capacitação sobre como criar pratos doces e salgados com queijo na receita. Todos os pratos estarão expostos durante a festa.

Festival Gastronômico

A partir do dia 15 de julho vários bares e lanchonetes da cidade vão introduzir pratos com queijos nos cardápios. O objetivo do festival é que toda a cidade se envolva nas atividades do mês do queijo.

Cursos de culinária do queijo

Haverá uma cozinha móvel na praça da matriz funcionando dentro de uma carreta com cursos do dia 28/07 a 03/08, utilizando o produto queijo. Um economista doméstico ministrará aulas de manipulação de alimentos e receitas inovadoras.

Programação:

01/08 (sexta)

19h - Feira Gastronômica do queijo
20h - Show com Rodrigo maia

02/08 (sábado)

14h - Retirada do queijo, pesagem e atestado do Rank Brasil na Cooperativa Agropecuária de Ipanema (CAPIL), Rua Geraldo Quito nº50.
16h - Desfile do maior queijo do mundo e do doce, com saída da CAPIL e chegada na Praça Coronel Calhau. Corte do queijo e do doce na Praça Coronel Calhau.
19h - Show com Paulo Sérgio e Mateuzito. Entrega dos troféus para o queijo e o doce
21h - Show com Adair Cardoso

fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário