segunda-feira, 24 de junho de 2013

Caratinga recebe ministro da Agricultura

Esteve em Caratinga, no Parque de Exposições João da Costa Mafra, prestigiando a 3ª Festa do Produtor Rural, o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. O ministro estava acompanhado do deputado federal e presidente do Conselho Nacional de Café, Silas Brasileiro, do também deputado federal Mauro Lopes, sendo recebido pelo prefeito Marco Antônio, e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Odiel de Souza, idealizador da festa do produtor rural. Várias autoridades políticas também estiveram presentes, entre elas os prefeitos de São Domingos das Dores, Geraldo Lúcio, de Imbé de Minas, Enilson Peixoto, de Santa Rita de Minas, Hélio Dornelas, de Entre Folhas, Edson Rogério, de Ubaporanga, Manasesses Alcebíades, o “Maná”, de Vermelho Novo, Joventino Antunes Lopes, e de Manhuaçu, Nailton Heringer.
O secretário e vice-prefeito Odiel de Souza, agradeceu a visita daquela autoridade: “(Esta) é uma festa muito importante para os produtores e a presença do ministro veio coroar este evento, o que para nós é um motivo de muita satisfação. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais as condições dos nossos produtores rurais.”.
O deputado federal Mauro Lopes agradeceu aos prefeitos que vieram de suas cidades, e ressaltou que trazer um ministro a Caratinga em um final de semana “era uma honra para a cidade”.
Por sua vez o prefeito Marco Antônio agradeceu ao deputado Mauro Lopes pela aproximação da cidade ao Ministério da Agricultura. “Hoje os cafeicultores trabalham com muita dificuldade e Antônio Andrade é uma grande liderança em Minas Gerais que pode ajudar. Peço (a ele) que olhe pelo leste mineiro, os prefeitos não aguentam mais, os recursos caíram. Essa aproximação que o Mauro Lopes conseguiu com o ministro facilita para que possamos sonhar com um futuro melhor, estamos festejando a esperança e precisamos da atenção do governo do estado”, disse o prefeito.
O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, ressaltou a importância da visita ministerial: “Quero parabenizar Caratinga pelos seus 165 anos; nossa região é totalmente agrícola. Estamos muito felizes, toda região está sendo prestigiada, estamos colhendo nosso café e estamos com preços baixos, por isso ouvir o ministro e o deputado Silas Brasileiro, que entende do ramo, é muito importante. Que possamos juntos fortalecer nossa agricultura, a vinda do instituto federal para Manhuaçu vai ampliar isso”, disse o prefeito.
O palestrante Silas Brasileiro é produtor rural e cafeicultor em Patrocínio, no Alto Paranaíba, no Triângulo Mineiro, e abordou o tema “Cafeicultura e Comercialização”. Ele considera que um evento como esse é muito importante para manter contato com outros produtores e trocar experiências. “Acho que o executivo foi muito feliz, vários prefeitos presentes, inclusive Nailton Heringer, de Manhuaçu, a cidade está de parabéns”, disse Silas.
Já o ministro Antônio Andrade cumprimentou o executivo pela iniciativa da festa do produtor rural e ressaltou sua alegria em participar das comemorações dos 165 anos da cidade. “Sabemos a importância do café em nossa região, que é a base da economia. A (presidente) Dilma tem reconhecido a importância do agronegócio para nosso país. São 136 bilhões de investimentos na agricultura brasileira. Estamos fazendo de tudo para alavancar o preço do café que é de extrema importância para a economia mineira. Conseguimos aprovar o preço mínimo do café em R$ 307, que não é o que queríamos, mas o que o momento permitia. Sabemos da importância do café nesta região e estamos discutindo planos no ministério para melhorar o café, Agronegócio é muito importante, se a zona rural vai bem, os centros urbanos também vão”.











fonte: DIARIO DE CARATINGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário