quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reunião Ordinária da Câmara Municipal



Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de junho de 2013, mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Raul Soares.

A sessão teve em seu início a leitura da documentação pautada para o dia e também a leitura da ata anterior lida pela secretária Denise e aprovada pelos vereadores.

A sessão contou com a visita do ilustre Ex vereador por doze mandatos consecutivos, Sr. Joaquim Mariano de Souza (Joaquim Fragoso).

O presidente José Maria Peixoto convidou o Sr. Edson Manoel dos Santos para usar a tribuna, o mesmo já havia pedido para usar o espaço.

Edson disse que apoia as manifestações pacíficas que estão acontecendo em todo país.

Edson explicou que o seu motivo em usar a tribuna é que o mesmo ainda continua respondendo pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Edson era funcionário da Gestão Municipal anterior. Edson disse que já se passaram seis meses e até agora não se formou o novo conselho.

Em seguida foi à vez do Sr. Pedro de Oliveira Santos usar a tribuna. Pedro reclamou e pediu providências na rede de esgoto e também calçamento na Vila Barbosa, mais precisamente na rua que leva até a propriedade do Sr. José Noêmio.

O vereador Ramiro Grossi também defendeu as manifestações pelo Brasil, mas claro de forma pacífica. O vereador disse ainda que é a favor de 100% de esgoto tratado em todo perímetro urbano de Raul Soares. O vereador citou que defende o Concurso Público em nossa cidade, tanto para o Executivo como também no Legislativo. O vereador disse que no próximo dia 13 de julho vai estar em nossa cidade os três novos caminhões de lixo e salientou que o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos está sendo executado e desenvolvido pelo Sr. Caetano Carvalho, Secretário Municipal de Meio Ambiente. Ramiro também apoiou o requerimento apresentado pelo presidente da Câmara José Maria Peixoto que pede providências urgentes nas obras necessárias da Rua Juca Amâncio.

O vereador finalizou parabenizando os organizadores das quadrilhas que estão acontecendo em todo município e também parabenizou o Professor Marco Antônio Candido pela realização da 1ª Copa Futsal de Raul Soares.

O vereador Zezé da Farmácia disse que a Câmara tem lutado e feito o seu papel na tentativa de que seja efetuado o pagamento do salário de dezembro dos funcionários públicos, décimo terceiro e rescisões contratuais dos comissionados. O vereador disse que o convite foi feito ao Promotor local e ele compareceu explicando todos os caminhos possíveis para que seja pago o mais rápido possível.

Zezé da Farmácia afirmou que um assessor do Executivo esteve presente nesta mesma sessão que contou com a presença do Promotor e disse que até o final do mês de Abril tudo seria quitado. Segundo Zezé os funcionários estão cobrando e querendo saber quando, como e de que maneira eles receberão esses direitos que estão atrasados. Zezé da Farmácia disse também que gratificação do Executivo é de livre arbítrio do Executivo, os vereadores não tem poder para oferecer ou retirar gratificações de funcionários da Prefeitura Municipal. O vereador disse ainda que reiterou o seu próprio requerimento feito em uma sessão passada pedindo mais uma vez ao Executivo que envie a relação dos nomes dos responsáveis pelo Conselho Municipal de Trânsito.

O vereador Roberto Pires também usou a tribuna e disse que foi um dos fundadores do Conselho Tutelar de Raul Soares e que na época o Ministério Público foi quem mais colaborou para a concretização do Conselho. Roberto explicou que hoje o Conselho Tutelar está diretamente ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sobre a questão dos loteamentos Roberto Pires explicou que todo e qualquer loteamento que temos em nossa cidade tem que ter o acompanhamento direto da Prefeitura Municipal.
Roberto convidou a todos para o próximo Arraiá do Barbosa, dia 13 de julho na Vila Barbosa.

O vereador Eimard Rodrigues disse que obras como essa que envolve o Saae e vai custar mais de Quatro Milhões de Reais tem que ser acompanhado de perto, afinal é dinheiro público, e ainda porque não conhecemos os donos das empresa que irão executar a obra.
O presidente da Câmara Municipal José Maria Peixoto disse que já foi feita a licitação para execução do projeto de locação asfáltica ligando Raul Soares a Caputira. O presidente disse também que a realização da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo é no seu modo de ver inoportuno, haja visto que são bilhões de reais que poderiam ser destinados a educação,saúde e habitação, e mesmo porque só a classe média alta tem acesso aos estádios, pois o custo dos ingressos mais baratos ultrapassam os Quinhentos Reais.

José Maria Peixoto lembrou que a Promotoria Pública ainda não deu satisfações a Câmara Municipal sobre o pedido de envio dos processos licitatórios do Executivo para o Legislativo.
 O presidente também explicou sobre a Bolsa Família e disse que a ex-gestora do Programa da Bolsa em nossa cidade, Sra. Viviane Trevenzoli, disse que não houve problema algum no final de sua gestão, que foi conduzida visando o bem dos beneficiários do programa em nossa cidade. Segundo ela a senha de acesso ao programa é pessoal e intransferível, ela simplesmente cancelou a senha de acesso pois não era mais gestadora do programa, cabendo a nova gestadora da administração atual registrar uma nova senha na Caixa Econômica Federal para liberar o acesso ao programa.

O presidente defendeu a aprovação do requerimento nº 134 que trata da erosão na Rua Juca Amâncio, cobrando do prefeito Municipal uma posição quanto ao problema, pois, na sua visão senão for sanado até a entrada do período chuvoso as comunidades do boachá, córrego do moinho e outras da região ficaram sem acesso a cidade.

O presidente disse também que o Executivo enviou ao Legislativo a LDO (lei de diretrizes orçamentárias) que regerá o exercício de 2014 nos seus artigos 13, 14, 15, 23 e 31, que não poderiam ser aprovados da maneira que foram redigidos pois, autorizava o Prefeito a trabalhar por decreto, sem prévia autorização legislativa. Disse ainda que colocou emendas ao projeto de lei nos referidos artigos, porque assim a Câmara de Vereadores estaria cumprindo o seu papel de legislar e fiscalizar a aplicação do orçamento municipal. Frisou ainda que no tempo da ditadura o governo utilizava decretos para administrar o país, inclusive fechou o congresso nacional, sendo assim Raul Soares estaria voltando ao período ditatorial dos anos 70 onde o Executivo não dava satisfação a ninguém e portanto, o Prefeito poderia fazer transposição, remanejamento, transferências de recursos a seu bel prazer, não necessitando assim de aprovação da Câmara Municipal.

Requerimentos
Requerimento nº 129/2013
Ilmo Sr.
José Maria Peixoto
Presidente da Câmara Municipal

O  vereador que ora subscreve nos termos regimentais vigentes, requer que seja enviado ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal o requerimento:
 Seja verificado a possibilidade de pagar aos contratados da Educação, o incentivo por graduação e o abono família  de acordo com estatuto do Magistério.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 19 de junho de 2013. 
                                           Roberto Pires da Silva
Vereador
Requerimento nº 130/2013
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares
O vereador que este subscreve, após tramitação regimental, REQUER ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de a instalação de placas de identificação das ruas de Raul Soares e do distrito de Vermelho Velho.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 19 de junho de 2013. 
Claudeci Alves Costa
Verador
Requerimento nº 131/2013
Senhor Presidente
O vereador que este subscreve, após ouvido o plenário na forma regimental, REQUER que seja oficiado ao senhor Prefeito Municipal, reiterando todos os termos do oficio 106/2013, da lavra do Presidente desta Casa Legislativa, no sentido de que informe, com urgência, sob as penas da lei, o motivo da retirada dos “orelhões” das vias públicas deste município.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 17 de junho de 2013. 
José Maria Peixoto
Verador
Requerimento nº 132/2013
Senhor Presidente
O vereador que este subscreve, após ouvido o plenário na forma regimental, REQUER providencias urgentes no sentido de que seja providenciado o calçamento e iluminação pública da Rua Edson Vale, situada atrás da empresa Sabione, nesta cidade.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 17 de junho de 2013. 
José Maria Peixoto
Verador
Requerimento nº 133/2013
Senhor Presidente
O vereador que este subscreve, após ouvido o plenário na forma regimental, REQUER providencias urgentes no sentido de que seja providenciado a implementação o serviço de coleta de esgoto na via pública que da acesso a fazenda do senhor José Noêmio, na Vila Barbosa, nesta cidade.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 17 de junho de 2013. 
José Maria Peixoto
Verador
Requerimento nº 134/2013
Senhor Presidente
O vereador que este subscreve, após ouvido o plenário na forma regimental, REQUER providencias urgentes no sentido de que seja providenciado as obras necessárias na Rua Juca Amâncio, nesta cidade, que se encontra em estado precário, colocando em risco os transeuntes.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 17 de junho de 2013. 
José Maria Peixoto
Verador
MOÇÃO DE PESAR
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares
Apresento à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário na forma regimental, MOÇÃO DE PESAR aos familiares do Sr. Francisco Orlando Filho, pelo seu falecimento ocorrido no dia 17 de junho próximo passado, no distrito de Vermelho Velho
Salientamos que encontramo-nos profundamente consternados com o ocorrido, pois Sr. Francisco deixa esposa e quatro filhos, sendo um marido exemplar, pessoa muito estimada, muitas amizades, atuou como alfaiate e comerciante, contribuindo com a sua experiência e com seu trabalho para o desenvolvimento de nosso Município.
Ele deixa um vazio entre os familiares, e inúmeros amigos.
São esses os motivos que justificam a aprovação de Moção de Pesar que, depois de aprovada, seja levada ao conhecimento de seus familiares.
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 19 de junho de 2013.
Claudeci Alves Costa
Vereador



FONTE: http://cmraulsoares.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário