sábado, 19 de outubro de 2013

Atenção: horário de verão começa hoje à meia-noite


O horário de verão começa hoje à meia-noite e os brasileiros que moram nos Estados das Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A mudança se estende até o dia 16 de fevereiro.

Este é o 38.º ano em que o governo federal adota a medida. Além de Brasília e das cidades ao redor, os Estados atingidos pela mudança no relógio são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já a Bahia e Tocantis não vão entrar no novo horário este ano.

A mudança ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A época escolhida é motivada pelo aumento da demanda de energia, causada pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Além disso, no verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol sendo possível aproveitar melhor a luz natural.

A alteração terá duração total de 119 dias e a previsão é de que seja feita uma economia de R$ 400 milhões, segundo o governo federal.

fonte: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário