terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nossa cidade

Alô pessoas do Bem! Vai começar mais um OASIS (*).
Dessa vez será na cidade de Raul Soares, na Zona da Mata mineira.

Lá, desde maio/2012 está acontecendo o projeto NOSSA CIDADE, que já realizou muitas ações transformadoras e mobilizou um grupo de moradores locais que será parte do nossos TIME de JOGADORES do OASIS.

Eles mesmos escolheram o bairro Vila Parente, como comunidade a ser transformada.

Se liga nas datas do OASIS.

13,14 e 15/Out. : Passos OLHAR, AFETO e SONHO
19 e 20/Out. Encontro do CUIDADO
26 e 27/Out.: MILAGRE – Mão na Massa (aberto para até 20 Voluntários de BH e demais cidades)
9 e 10/Nov.: CELEBRAÇÃO e ReEVOLUÇÃO

Como já temos um grupo de moradores locais mobilizados, estes serão os participantes de todos os Passos.

Quem for de BH e outras cidades poderá participar do MILAGRE – MÃO na MASSA (dias 26 e 27/Out, Sáb, e Dom).

Teremos 20 Vagas, com garantia de transporte, alimentação e hospedagem numa fazenda (10 em Camping e 10 em alojamentos).

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: raulsoares@nossacidade.net
(envie Nome Completo, Identidade, CPF, Telefone e e-mail)

E informações pelos tels: 31 9152 9019

Seja Bem Vindo a mais essa Brincadeira Séria
para fazer o Mundo Melhor, aqui e agora!



(*)Sobre o OASIS:

Para quem ainda não conhece o Jogo OASIS, trata-se de um método de 7 Passos que propõe a transformação de uma comunidade a partir da escuta de seus Sonhos e mobilização de pessoas e recursos locais para a realização destes através de um Mutirão.

Esta metodologia foi criada pelo Instituto ELOS Brasil (saiba mais em: http://institutoelos.org/ )



Esta é a newsletter do programa Nossa Cidade.
Para cadastrar seu e-mail em nossa lista clique aqui.
 
View this email in your browser

NOSSA CIDADE           Out-2013

Prezado amigo do Nossa Cidade,

Provavelmente você me ouviu falar sobre o Nossa Cidade em algum momento durante os últimos anos. Trata-se de um empreendimento social – antigo sonho meu – de empoderar comunidades para melhorar sua situação através de técnicas de resolução de problemas utilizadas em empresas. Essas técnicas foram adaptadas para o contexto sócio-econômico de cidades pequenas e demos os primeiros passos para transformar o sonho em realidade a partir de maio 2012. Iniciamos um projeto piloto na cidade de Raul Soares em outubro do mesmo ano e agora estamos lançando este informativo.


É certo que ainda estamos em fase de testes, mas avançamos pouco a pouco. Com sua ajuda, o Nossa Cidade tem sido agraciado com o reconhecimento, por instituições renomadas, de sua relevância e de seu caráter inovador (veja a seção Nossos Parceiros). Em Raul Soares, recebemos o apoio de diversas organizações da sociedade civil, governo e empresas. Mais de cinquenta jovens raulsoarenses se inscreveram em nosso projeto piloto ou participaram de alguma atividade desempenhada pelo Nossa Cidade.

Neste final de 2013, queremos consolidar a experiência que adquirimos para mostrar resultados em termos de participação comunitária na resolução de seus problemas. Os incomunas (nome que damos a nossos estudantes) de Raul Soares têm visitado a comunidade para priorizar os locais onde devemos atuar. Queremos pôr as mãos na massa imediatamente!

Amigo, convido você a acompanhar a nossa aventura por meio desse informativo e visitando nosso site www.nossacidade.net.

Avante!

Renato Orozco
Diretor Executivo Nossa Cidade
orozco@nossacidade.net


Nossas Pessoas


A nova coordenadora do programa Nossa Cidade, Janaína Lima, é raulsoarense do distrito de Bicuíba e traz na bagagem uma vasta experiência em produção cultural. Já morou em diversas cidades brasileiras, como Curitiba e Vitória, e excursionou o País com grandes nomes da música brasileira, notadamente os músicos que compunham o Clube da Esquina, famoso conjunto musical mineiro dos anos 70 e 80.

As duas características que melhor descrevem a forma com que Janaína conduz a vida e o trabalho são motivação e disciplina. Graduada em Gestão em Marketing pela CET FAESA, sua paixão pelas artes – e em especial pela música, dança e capoeira – levou-a a escolher a produção cultural como área prioritária de atuação.

Nos próximos meses, Janaína estará no comando das atividades do Nossa Cidade e contará com a colaboração generosa de Beth Theza, que acompanha o programa desde 2012. Estabelecendo parcerias com outras organizações da cidade, ambas articularão e mobilizarão os esforços necessários para a consolidação do programa Nossa Cidade como um dos principais projetos de desenvolvimento social em Raul Soares.




Nossas Próximas Ações


Para o segundo semestre de 2013, estamos desenvolvendo diversas atividades. Entre elas, a de maior impacto e visibilidade será a realização de um Oasis – um jogo de transformação social com impacto imediato criada pelo Instituto Elos Brasil.

O Jogo Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. Composto por jogadores e comunidade, o jogo considera uma definição ampla de comunidade que envolve diversos atores, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas. Concebido para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todos, juntos, realizem algo em comum, o Oasis propõe regras que permitem a vitória de todos, sem exceção.


Durante a sua realização, Raul Soares contará com a colaboração de Nuno Arcanjo, artista-empreendedor, educador social e facilitador do jogo Oasis.




Recentemente


No último dia 12, ocorreu a primeira reunião do segundo semestre de 2013 na Câmara dos Vereadores de Raul Soares. Ela contou com a presença de 47 participantes, entre estudantes, colaboradores e apoiadores do programa Nossa Cidade.

Durante esta reunião e as duas subsequentes, membros da sociedade civil, incomunas e lideranças locais raulsoarenses colaboraram em um processo seletivo que visou escolher, a partir de uma análise cuidadosa, o espaço mais apropriado para a realização do Oásis. Depois de uma pré-seleção de cinco alternativas e da defesa de cada uma delas, a Vila Parente (abaixo, na foto) emergiu como grande vencedora.






Nossos Parceiros


O programa Nossa Cidade é formado por uma pequena e dedicada equipe, com o apoio de uma ampla rede de colaboradores que inclui pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente, conta com o suporte da Universidade de Boston que, através do Instituto de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologias e do Centro de Finanças, Direito e Políticas Públicas, concedeu um aporte financeiro para a implementação e pesquisa de modelos para captação comunitária de recursos, mobilização e impacto social.



O programa também é membro do Start Something That Matters Foundation (SSTM), e recebe atualmente a mentoria semanal de Zander Collier, da empresa social norte-americana TOMS, buscando encontrar e explorar novas formas de engajamento comunitário e transformação social.

Como semifinalista do Desafio Dell de Inovação Social, o programa recebe ainda alguns recursos e suporte da Dell. 


Nossa História


A iniciativa foi criada em maio de 2012 com o suporte técnico e financeiro da Universidade de Boston e iniciou as atividades em Raul Soares em outubro do mesmo ano. Foram realizadas seis sessões de capacitação em desenvolvimento local para jovens da cidade. Os estudantes realizaram um diagnóstico da situação atual referente à saúde infantil por meio de visitas aos estabelecimentos de saúde, entrevistas com pessoas chaves, análise de dados da saúde e pesquisa com a comunidade. Os resultados foram apresentados em reunião na Câmara de Vereadores em dezembro de 2012.





No primeiro semestre de 2013, o programa executou diversas ações. Entre elas:

- Em conjunto com outras ONGs, ajudamos a preparar e inaugurar, em fevereiro, a Fazenda de Ideias, projeto capitaneado pelo Instituto de Auto-Desenvolvimento para servir como local unificado de trabalho para diversas associações da sociedade civil raulsoarense, facilitando ações cooperativas e transdisciplinares.

- Em março, propusemos e desenvolvemos ações de engajamento comunitário como o Roots Reggae, evento no qual pessoas da comunidade montaram composteiras e plantaram diversas sementes.

- Apoiamos, ao longo do semestre, a Associação Amor e Gratidão, com caminhadas para  terceira idade e ajudando a produzir o curso de Qi Gong – um exercício de cultivo de energia com a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.

- Contribuímos na organização da Semana da Mulher, organizada por Beth Theza.

- Participamos do Carnaval de Raul Soares com uma barraquinha do Nossa Cidade para divulgação do projeto e arrecadação de recursos para a Fazenda de Ideias.

- Transmitimos ao vivo pela Rádio Uai sessões do programa, disponibilizando-as para toda a comunidade de Raul Soares.



Agende-se


O jogo Oasis ocorrerá ao longo do mês de outubro e será concluído no início de novembro. As principais atividades ocorrerão nos dias 26 e 27 de outubro. Convidamos todos os nossos apoiadores a fazer parte e solicitamos que nos contatem para saber detalhes sobre transporte e hospedagem.
Copyright © 2013 Nossa Cidade All rights reserved.

Nosso email é:
contato@nossacidade.net
 
fonte: nossa cidade   


Nenhum comentário:

Postar um comentário