quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Reunião Ordinária do dia 16 de outubro


Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro de 2013,foi realizada a segunda reunião ordinária no mês de outubro na Câmara Municipal.

A sessão contou com a presença dos representantes da “Hy Brazil Energia”, empresa que irá desenvolver o projeto de uma CGH (central geradora Hidrelétrica) em Vermelho Velho.
O tempo da obra está estipulado em 10 meses e contará com mão de obra local sendo a outorga de financiamento de 20 anos.

Os vereadores questionaram sobre o projeto, principalmente no sentido do que a cidade irá receber em forma de benefícios sociais e financeiros com a instalação da hidrelétrica.
O vereador Eimard questionou os funcionários da Hy Brazil sobre a questão social, os mesmos disseram que não havia obrigação nenhuma de atender projetos da área social, mas que a Prefeitura estaria estudando projetos para que a empresa possa de alguma forma colaborar com a cidade.
O presidente José Maria Peixoto disse que entendia a apresentação do projeto mas que não havia mais nada a fazer para beneficiar o município e a população, haja visto que a Prefeitura já havia concedido o alvará, que era na sua visão (do presidente) a única forma da Prefeitura negociar e conseguir vantagens tanto na área social como na área financeira para o município.

O secretário Municipal de Saúde Fabiano Martins usou a tribuna a convite da Casa Legislativa para explicar em nome do Executivo o Projeto que cede por 10 anos de uso o imóvel de propriedade do município.
Em seguida o Sr. Marco Túlio,diretor do Hospital São Sebastião de Raul Soares, também a convite usou a tribuna para explicar em nome do Hospital o que será feito com a cessão de uso por parte da Prefeitura com o referido terreno.
O vereador Roberto Pires também usou a tribuna e falou sobre a visita técnica na obra de capitação de água do Saae para aprovação estrutural e elétrica.

Roberto disse também sobre o Plano Municipal de Saneamento que englobando água, esgoto e resíduos sólidos.

O vereador ainda parabenizou os professores pelo dia dos mesmos, comemorado dia 15 de outubro, o vereador leu uma bela mensagem e dedicou a homenagem a todos os professores, representado na tribuna pela vereadora Nininha e também pelo professor e chefe de gabinete do Executivo Sr. Nery Condé, além de parabenizar os organizadores do Carna Raul 2013.


O vereador Ramiro Grossi fez o uso da palavra e parabenizou a toda equipe organizadora do Carna Raul 2013. Segundo Ramiro a festa foi muita boa para toda cidade que tem um clima festivo e há tempos não tinha uma boa festa como foi o Carna Raul. Ramiro também parabenizou os professores, classe que ele sempre defendeu.

A vereadora Cleusa Nininha apresentou um requerimento pedindo acessibilidade aos cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção para que tenham acesso a Câmara Municipal e outros prédios públicos de Raul Soares. A vereadora exibiu um vídeo com a fala do Marquinhos do Bloco Chapadus, e João Romero Memero, professor por muitos anos em nossa cidade e ex-presidente da Rádio Uai.

Ambos disseram do constrangimento de não poder participar de vários eventos e reuniões nesses locais de difícil acesso, os cadeirantes, idosos e pessoas com deficiência precisam ter esse acesso, além disso direito a vagas em estacionamentos privadas e públicos.
Ao final Marquinhos e Memero agradeceram a vereadora Cleusa Nininha pela iniciativa e pediram em especial ao Presidente da Câmara José Maria Peixoto que realize esse acesso o mais breve possível.

Em seguida o presidente José Maria Peixoto fez o uso da palavra e disse que irá conversar com o Prefeito Célio Nesce para que ele possa autorizar a construção do elevador no prédio da Câmara.

Segundo o presidente esse pedido tem que ser feito porque o prédio onde funciona a Câmara Municipal pertence a Prefeitura, então qualquer mudança da estrutura física tem que ter a permissão da Prefeitura Municipal.

José Maria disse a vereadora Nininha que esse já é um projeto que faz parte do programa de sua administração, disse também que fará todo esforço para implementar e facilitar o acesso a Casa Legislativa por parte dos deficientes e idosos. O presidente agradeceu a vereadora Nininha pelo requerimento e também a  participação do Marquinhos e do Memero.

Os requerimentos e projetos foram colocados em votação e tudo foi aprovado por unanimidade.

 
fonte: www.cmraulsoares.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário