terça-feira, 1 de outubro de 2013

Minas deve enfrentar período chuvoso com temporais em dezembro, janeiro e fevereiro

A previsão é de mais raios e volume de água de 30% a 40% maior que a estação em 2011/2012. Naquela época, 20 pessoas morreram em decorrência dos temporais

Minas Gerais deve enfrentar um período chuvoso muito intenso com fortes temporais, principalmente em dezembro, janeiro e fevereiro. A previsão foi divulgada nesta terça-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) com apresentação do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2013/2014. A temporada será mais carregada de raios e com volume de água de 30% a 40% maior que a estação em 2011/2012. Naquela época, 20 pessoas morreram em decorrência dos temporais e o estado registrou pico de 700 milímetros de precipitação em apenas um mês.

Conforme a previsão da Cedec, há previsão de temporais com possíveis inundações em dezembro para a Grande BH. Nos meses seguintes, a chuvarada deve atingir o Sul de Minas, Oeste e Zona da Mata. Para prevenção, a Cedec, junto com outras secretarias do estado, está apostando nos postos avançados de ajuda humanitária. 
 



Minas agora conta com 11 postos preparados para distribuir material de higiene e água para atingidos pela chuva. As unidades de BH e Montes Claros já existiam e as novas estão montadas em Pouso Alegre, Lavras, Barbacena, Juiz de Fora, Ubá, Manhuaçu, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Diamantina.

Potabilizadora
Outra novidade para o período será o uso de duas máquinas, doadas pela Coca-Cola, capazes de transformar água imprópria para consumo em água potável. As máquinas potabilizadoras podem ser levadas, com uma carretinha acoplada em qualquer veículo, para várias localidades do estado. Os equipamentos podem “limpar” 3 mil litros de água de rios, mananciais ou da chuva em apenas uma hora. Com essa novidade, a Cedec espera atender aos atingidos pelas enchentes mais rapidamente do que o recurso atual: os caminhões-pipa.

Investimento

O governo anunciou que investiu no treinamento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Voluntários a Secretaria Estadual de Saúde também estão habilitados a distribuir material de desinfecção nas casas atingidas por inundações. Ao todo, foram investidos R$ 777 milhões em controle de encostas e drenagem de áreas de risco, recurso do PAC Prevenção. 

fonte: em

Nenhum comentário:

Postar um comentário