sábado, 5 de outubro de 2013

Defesa Civil alerta população para o período de chuvas

previsão-do-tempo
O coordenador da Defesa Civil de Ponte Nova, Cícero Gomides, esteve em Belo Horizonte nessa segunda-feira, 1º/10, para participar de evento da coordenadoria estadual de Defesa Civil, na Cidade Administrativa, onde foi apresentado o Plano de Emergência Pluviométrica 2013/2014. A previsão é de grande volume de chuva para a região da Zona da Mata, porém, o coordenador afirma que o município de Ponte Nova está preparado para enfrentar o período chuvoso.
“Houve alerta de muitas chuvas nos períodos de outubro até abril, porém, isso não quer dizer que iremos passar por problemas graves”. Cícero esteve em programa de rádio local para alertar a população sobre as chuvas e reforçou que a Defesa Civil do município faz o monitoramento das áreas de risco durante todo o ano e a fiscalização é aumentada durante esse período. Segundo o coordenador, a DC consegue avisar com antecedência algumas comunidades mais afastadas e próximas de cabeceiras do rio, o que facilita a saída desses moradores antes de qualquer incidente.
Cícero reforça que o plano de contingência municipal é eficaz. “A defesa civil de Ponte Nova está preparada sim, porque nós funcionamos como um sistema. Trabalhos em conjunto, diariamente, com as secretarias de Obras, Assistência Social, Meio Ambiente, além de parceiros como os bombeiros e Polícia Militar”.
Outro assunto discutido no evento em Belo Horizonte e reforçado pelo coordenador foi com relação à quantidade de descarga elétrica prevista para o município. “A gente pede que as pessoas permaneçam mais dentro de suas casas no instante de chuvas fortes, principalmente com alto índice de descarga elétrica. Evite ficar em lugares abertos, sem proteção alguma”.
Cícero faz um apelo para que a população, em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, evitando que informações equivocadas sejam disseminadas. “Qualquer tipo de boato deve ser esclarecido e checado. Se entrarmos nesse período de chuva, acreditando nesse terrorismo que algumas pessoas fazem, a população vai sofrer por antecipação”.
Outro apelo do chefe da área foi com relação aos trotes que a DC recebe pelo telefone celular. “É preciso que as pessoas compreendam que esse tipo de brincadeira atrapalha as atividades da equipe”, lamenta o coordenador. 
fonte: Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário