quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reunião Ordinária



A reunião da manhã desta quarta-feira, 21 de agosto de 2013, foi composta por inúmeros assuntos importantes para Raul Soares. O presidente José Maria Peixoto abriu a sessão e passou à palavra a secretária Denise que fez a leitura da ata anterior incluindo também a documentação pautada para a sessão.
A presença do secretário Municipal de Meio Ambiente Caetano Carvalho foi muito importante, pois Caetano falou sobre um dos principais problemas enfrentados pela população raulsoarense, a coleta de lixo.


Caetano foi convidado a usar a tribuna, agradeceu o convite e falou sobre saneamento básico tendo como tema a captação, tratamento e distribuição de água, e também a captação e tratamento de esgoto. Quanto à limpeza urbana o secretário disse que há dezesseis pessoas trabalhando oito horas por dia, sem equipamento de proteção individual. A coleta e transporte são duas equipes de coleta em dois caminhões basculantes para o destino final.
A proposta é integrar o sistema de resíduos sólido, integração de todas as etapas em um sistema de gestão, sendo:
Limpeza pública
Coleta e transporte
Tratamento (UTC)
Destino final
Caetano respondeu a diversas perguntas elaboradas pelos vereadores e público presente e agradeceu a todos pela oportunidade, inclusive a pergunta do presidente José Maria Peixoto sobre o transporte do lixo até a usina de reciclagem, cujos caminhões estão poluindo as margens da MG 329 como também o depósito de lixo que deveria ser despejado no pátio da usina de reciclagem está sendo colocado em direção a rodovia MG 329. 
O vereador Ramiro Grossi usou a tribuna e logo apresentou uma homenagem feita pela Coopertrim a sua pessoa. A homenagem é uma miniatura de uma enxada, símbolo da nossa Tarza Coopertrim. O vereador agradeceu a homenagem e parabenizou a cooperadora pelo aniversário de um ano em funcionamento. Ramiro disse da importância da empresa em nossa cidade oferecendo empregos, renda na cidade e a concretização de um sonho dos cooperados em ter de volta um produto genuinamente raulsoarense.

Ramiro também parabenizou o professor Marco Antônio Candido organizador e responsável pala 40ª Olimpíada de Raul Soares que acontece no início do próximo mês.
Em seguida foi à vez de o vereador Eimard Rodrigues parabenizar o professor Marco Antônio pela luta no esporte local e também a Coopertrim por um ano de funcionamento, onde ele trabalhou por diversos anos como metalúrgico.
O vereador Zezé da Farmácia falou sobre os jogos de dama que aconteceram dia 01 de setembro e serão realizados no salão nobre da Câmara Municipal e juntamente com o vereador Roberto Pires parabenizaram a Coopertrim pelo sucesso na volta dos produtos que são conhecidos mundo a fora.
O presidente José Maria Peixoto usou a tribuna e disse que essa sessão estava cercada de grandes emoções, a começar pela placa com uma mini enxada oferecida pela Coopertrim ao vereador Ramiro Grossi e pelo aniversário da empresa, onde ele trabalhou por treze anos a frente da empresa e também disse que através do Sr. Mauro Borges Lemos, presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, está sendo montado um projeto de plano de negócios desenvolvido pela UNISOL, afim de obter financiamento de recursos financeiros via BNDS para aquisição da massa falida da Industrial São Sebastião, para que a Coopertrim hoje denominada Cooperativa de Trabalho possa se desenvolver e realmente se tornar uma empresa de grande porte, gerando assim centenas de empregos em nosso município.  Disse ainda que por meio do Sr. Mauro Borges Lemos e da Prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta conseguiram que a Cooperativa adquira matéria prima com preço mais acessível e com melhores condições de pagamento. Agradeceu também a colaboração dos deputados Durval Angelo, Gabriel Guimarães e Reginaldo Lopes.                              
Sobre a 40ª Olimpíadas, José Maria Peixoto disse que atuou como jogador em vinte edições, campeão em nove, vice campeão em oito edições e artilheiro em doze edições, sendo recordista de participações nas Olimpíadas e parabenizou o professor Marco Antonio Candido pelo resgate do evento.
José Maria Peixoto também comentou sobre a moção de pesar oferecida a família do Dep. José Henrique que faleceu na última terça-feira, 20 de agosto em Belo Horizonte. Segundo o presidente da Câmara José Henrique foi sempre um político voltado para o social e contribuiu muito para o desenvolvimento do município de Raul Soares.
Ao final o presidente colocou os requerimentos e a moção de pesar em votação e todos foram aprovados por unanimidade.
REQUERIMENTOS
REQUERIMENTO Nº 171/2013 
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares 
O Vereador que este subscreve, nos termos regimentais vigentes, vem requerer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que para que seja informado a este Legislativo qual o valor total empenhado pelo gabinete do Prefeito neste primeiro semestre, discriminando o tipo de despesa, bem como, encaminhando as cópias das respectivas notas.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 21 de agosto de 2013.
                                              José Maria Peixoto
REQUERIMENTO Nº 172/2013 
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares 
O Vereador que este subscreve, nos termos regimentais vigentes, vem requerer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que interceda junto a concessionária de fornecimento de luz CEMIG, no sentido de iluminar a Rua 1, bairro progresso, nesta cidade.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 21 de agosto de 2013.
                                              José Maria Peixoto
REQUERIMENTO Nº 173/2013 
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares 
O Vereador que este subscreve, nos termos regimentais vigentes, vem requerer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que seja informado a este Legislativo o número atual de agentes comunitários da saúde, contratados por este município, bem como o valor da remuneração mensal tendo em vista a obediência à Portaria nº 260 de 21de fevereiro de 2013 do Ministério da Saúde documento anexo.
Requer, ainda, seja informado, se a verba utilizada para o pagamento destes agentes é de origem apenas do Ministério de Estado da Saúde.
Requer, por fim, seja informado qual é o valor atualmente recebido pelo Município através do Fundo Municipal como repasse mensal do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 21 de agosto de 2013.
                                              José Maria Peixoto
REQUERIMENTO Nº 174/2013 
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares 
O Vereador que este subscreve, após a tramitação regimental, requer ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, trocar o calçamento de pedra fincada por bloquete de Cornélio Alves. 
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Raul Soares, 21 de agosto de 2013.
José Maria de Oliveira Morais – Zezé da Farmácia
Vereador

MOÇÃO DE PESAR 
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares       

Apresento à Mesa diretora, após ouvido o Plenário na forma regimental, MOÇÃO DE PESAR aos familiares do Deputado José Henrique Lisboa Rosa, pelo seu falecimento ocorrido no dia 20 de agosto, em Belo Horizonte. 
Natural de Abre Campo, na Zona da Mata, o deputado José Henrique Lisboa Rosa cumpria o seu quinto mandato na ALMG.
Sua história no legislativo estadual começou em 1976, quando ainda era funcionário público na ALMG, cargo no qual permaneceu até tornar-se deputado em 1994. 
Salientamos que encontramo-nos profundamente consternados com o ocorrido, pois o Deputado José Henrique muito trabalhou pelo crescimento e desenvolvimento de nosso Município. 
São esses os motivos que justificam a aprovação de Moção de Pesar que, depois de aprovada, seja levada ao conhecimento de seus familiares.  
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 21 de agosto de 2013. 
José Maria Peixoto

Vereador


 


FONTE: www.cmraulsoares.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário