segunda-feira, 30 de junho de 2014

França supera a Nigéria em Brasília e avança às quartas de final da Copa

Os Bleus confirmaram o favoritismo e venceram a equipe africana por 2 x 0 no Estádio Nacional Mané Garrincha

Brasília (DF) - Nem mesmo o sol forte do início da tarde de Brasília e a umidade de 30% foram suficientes para deter a seleção da França diante da Nigéria pela oitavas de final daCopa do Mundo. A equipe treinada pelo campeão mundial Didier Deschamps venceu os Super Águias por 2 x 0 e agora aguarda o vencedor do duelo entre Alemanha e Argélia, que jogam ainda nesta segunda-feira (30), às 17h, no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), para saber quem será o seu adversário nas quartas de final do torneio.

A maioria absoluta dos brasileiros que compareceram à arena mostraram que não esqueceram as dolorosas derrotas da Seleção Brasileira frente aos franceses nos mundiais de 1986, 1998 e 2006 e, desde o início,apoiaram à equipe da Nigéria. Sem se importar com o favoritismo dos Bleus, os africanos começaram a partida tocando bem a bola e criaram a primeira chance de gol. Aos 18 minutos, Ahmed Musa cruzou pela esquerda para Emmanuel Emineke escorar para dentro da meta do goleiro Hugo Lloris. Porém, o lance foi corretamente anulado, pois o jogador africano estava em posição de impedimento. A resposta veio 6 minutos depois, quando o francês Valbuena fez boa jogada, avançou pela lateral e cruzou para Pogba, que pegou de primeira. O goleiro nigeriano Vicent Enyeama fez uma excelente defesa, espalmando a bola para fora.

Com um posicionamento mais ofensivo, os franceses apostavam no quarteto Matuidi, Pogba, Valbuena e Benzema, que conseguiam articular as jogadas mais perigosas da equipe europeia. Já a Nigéria valorizava a posse de bola e os melhores lances saíam dos pés de Obi Mikel e Victor Moses. No entanto, até o fim da primeira etapa, nenhum lance de perigo fez levantar os 67.882 torcedores no Estádio Nacional de Brasília.

Segundo tempo

No segundo tempo, as duas equipes voltaram com muita vontade, querendo decidir o jogo sem passar pelo drama dos acréscimos ou pênaltis. Tanta vontade que, aos 9 minutos, o francês Matuidi chegou atrasado em um lance e entrou duro em Ogenyi Onazi. O nigeriano teve que ser substituído por Ruben Gabriel.

Aos 24 minutos, o atacante Benzema fez uma tabela com Griezmann e entrou na área de frente para o goleiro. Com um toque o camisa 10 da França conseguiu vencer o goleiro Enyeama, mas Moses salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol da partida.

A França voltou a levar perigo para a Nigéria aos 31 minutos, quando, após um escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Yohan Cabaye pegar forte. A bola voou e explodiu forte no travessão.

Pressionando mais no segundo tempo, os Bleus partiram com tudo para cima da Nigéria e conseguiram abrir o placar aos 34 minutos. Após cobrança de escanteio, o goleiro Eneyama saiu mal do gol e a bola sobrou para Paul Pogba, que subiu de cabeça e empurrou para o fundo das redes.

Mesmo atrás no marcador, eram os franceses que continuaram no ataque. Quatro minutos após fazer o gol, Matuidi fez um belo lançamento para Griezmann, que invadiu a área e chutou forte, cruzado. Enyeama pulou para fazer uma defesa espetacular.

Aos 45 minutos, os franceses chegaram ao segundo gol. Em cobrança curta de escanteio, Valbena cruzou rasteiro na área. Na tentativa de cortar, o defensor Yobo marcou contra, selando a vitória da França contra a Nigéria.

FRANÇA 2 X 0 NIGÉRIA

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Cabaye, Matuidi, Pogba e Valbuena (Sissoko); Giroud (Griezmann) e Benzema. Técnico: Didier Deschamps
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Yobo, Oshaniw e Omeruo; Mikel, Onazi (Reuben Gabriel), Musa, Victor Moses e Odemwingie; Emenike. Técnico: Stephen Keshi

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 30 de junho de 2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Sean Hurd (USA) e Joe Fletcher (CAN)
Cartões Amarelos: Matuidi (França)
GOL:  Pogba (França), aos 34 minutos do segundo tempo e Griezmann (França), aos 46 minutos do segundo tempo.
FONTE:SUPERESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário