segunda-feira, 30 de junho de 2014

R.I.P Orkut: rede social será encerrada em 30 de setembro

Usuários podem salvar scraps, fotos e depoimentos. Com nostalgia, brasileiros relembram no Twitter as comunidades que serão em breve arquivadas na web


Comunidade "Eu odeio acordar cedo" era uma das mais famosas no site

Toda uma geração do “Só adiciono com scrap” e de comunidades como “Odeio acordar cedo” e “BH é um ovo” ficará orfã no dia 30 de setembro. Se prepare que a notícia é triste: o Orkut será encerrrado nessa data. Pois é, parte da cultura brasileira se vai com o site.

Dramas e brincadeiras à parte, a rede social foi a maior no Brasil até 2011, quando então perdeu seu reinado para o Facebook. Se você ainda se lembra do seu login e senha, até a data de encerramento você poderá entrar na sua conta e usar normalmente. Essa é uma boa oportunidade para fazer backup dos scraps, depoimentos dos “miguxos” e posts nostálgicos. Mas o resgate do conteúdo estará disponível até 2016. A boa notícia é a possibilidade de exportar seus álbuns de fotos para o Google+, que surgiu em 2011 para competir com o Face de Mark Zuckerberg.

Museu das comunidades E o que será feito com o melhor do serviços: as comunidades? Aquelas que forem públicas serão salvas em um arquivo e ficarão disponíveis “congeladas” na web, apenas para visualização. Portanto, caso se arrependa de algum comentário postado, essa é a hora de deletá-lo. Para que o usuário não precise rastrear cada postagem, a empresa criou um recurso para apagar todas de uma só vez. Basta remover o Orkut da sua conta do Google. Essa exclusão permanente poderá ser feita também após o fechamento da antiga rede.

Se é proprietário de uma comunidade e quer que ela seja incluída na espécie de museu virtual que será criado, é preciso alterar as configurações para que ela fique aberta a qualquer usuário e disponível nas buscas do Google. Para não fazer parte do arquivo, também é preciso mudar a configuração de privacidade.

Em um post publicado no blog oficial da empresa, Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, pediu desculpas para os usuários que ainda usam o serviço regularmente. Segundo ele, a rede será fechada porque o crescimento de sites como YouTube, Blogger e Google+ ultrapassaram o Orkut. “Vamos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, disse.

Confira o comunicado e instruções completas do Google aqui.

Reação dos brasileiros
O Orkut, criado em janeiro de 2004, fez sucesso especialmente no Brasil e na Índia. No Twitter a hashtag #RIPOrkut foi parar no Trending Topics mundial. Os usuários brasileiros reclamaram do fechamento da rede e relembraram, com nostalgia, de recursos e características específicos do site. O avatar Buddy Poke, o game colheita feliz, os depoimentos, a sorte do dia e a expressão “o topo é meu” foram citados.

TOP Comunidades
Com a hashtag #melhorescomunidades, os usuários do Twitter relembraram as páginas mais famosas. Confira algumas delas:

1-
 Odeio acordar cedo
2- Deus me disse: desce e arrasa
3- Anão vestido de palhaço mata 8
4- Achei que era sorvete, mas era feijão 
5- Escondido é mais gostoso
6- Sou legal, não estou te dando mole
7- Não fui eu, foi meu eu lírico
8- Um mamão vai na cabeça
9- Bebo e ligo para os amigos
10- P.G.M - Perfis de Gente Morta


RESGATE
Como fazer backup do seu perfil:

- Vá para a página do Google Takeout.
- Clique em Escolher serviços e depois selecione Orkut.
- Clique em Criar arquivo.
- Aguarde o arquivo estar pronto. Isso pode levar um tempo. Como opção, você pode ser avisado por e-mail quando estiver pronto.
- Quando estiver pronto, clique em download.
- Não há limites na quantidade de vezes você pode fazer download das suas informações do Orkut.
FONTE: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário