domingo, 5 de maio de 2013

Paul McCartney faz show inesquecível no Mineirão e emociona mais de 50 mil pessoas em Belo Horizonte

Músico tocou sucessos dos Beatles, da carreira solo e cativou o público com sua simpatia

Ex-beatle levou os presentes ao delírio quando admitiu: Paul veio falar Uai (Leandro Couri/EM/DA PRESS)
Ex-beatle levou os presentes ao delírio quando admitiu: Paul veio falar Uai

Depois de muita espera finalmente Belo Horizonte assistiu ao show de Paul McCartney. O beatle subiu ao palco de um Mineirão lotado pouco antes da hora marcada: 21h22. Usando um blazer azul sobre uma camisa branca com detalhes pretos, o britânico levou as cerca de 53 mil pessoas que estavam no local ao êxtase, abrindo a apresentação já com um hit dos Beatles, ‘Eight Days a Week’.

Nas duas horas e trinta e cinco minutos seguintes, Paul e sua banda, que o acompanha há mais de dez anos, formada por Paul Wickens (teclados), Brian Ray (baixo e guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr. (bateria), fizeram a alegria dos fãs mineiros, que responderam à altura acompanhando cada música. Simpático como já tinha demonstrado desde que chegou à cidade, na última sexta-feira, o músico cumprimentou a plateia falando em português. “Oi BH. Boa noite povo bão!”. Essas foram as primeiras palavras de muitas que ainda iam surgir na noite, todas recheadas com um bom mineirês. Mas o beatle, que já tinha ganhado o público antes mesmo de subir ao palco, levou os presentes ao delírio quando admitiu: “Paul veio falar Uai”.

Se o artista já entrou em cena com o público ganho, não deixou de impressionar pela animação, simpatia e qualidade musical, do alto dos seus 70 anos. Lá pela 4º música não aguentou o calor e se livrou do blazer. Dobrou as mangas e começou a desfilar sua habilidade no famoso baixo, guitarra, piano e ukelele. No repertório, grandes sucessos dos Beatles, como ‘Paperback Writer’, ‘Lady Madonna’, ‘And I Love Her’, ‘Get Back’, ‘Eleanor Rigby’ e ‘Yesterday’, mesclados com músicas da carreira solo do cantor, como ‘Junior’s Farm’, ‘Listen to What the Man Said’ e ‘Hi hi hi’. Um dos momentos de grande emoção foi quando Paul, sozinho, tocou ‘Blackbird’. Uma plataforma levantou o músico melhorando a visão de quem estava na pista. Em seguida, McCartney prestou homenagem a John Lennon, tocando ‘Here today’.

Lennon não foi o único homenageado da noite. A atual mulher de Paul, Nancy Shevell, foi lembrada na canção ‘My Valentine’, presente no último disco do artista, ‘Kisses on the Bottom’. O clipe da faixa, com Johnny Deep e Natalie Portman traduzindo a letra na linguagem de sinais, foi projetado no enorme telão no fundo do palco. Para Linda McCartney, falecida esposa de Paul, foi dedicada a musica ‘Maybe, I´m Amazed’. Já o parceiro George Harrison ganhou homenagem com a belíssima ‘Something’, tocada inicialmente apenas com Paul e seu ukelele e finalizada com toda a banda.



Público de mais de 50 mil pessoas prestigiou o show (Leandro Couri/EM/DA PRESS)
Público de mais de 50 mil pessoas prestigiou o show


A grande novidade do show foi a performance de duas músicas nunca tocadas em apresentações ao vivo, como o próprio artista destacou: ‘Mr. Kite’ e ‘Lovely Rita’. O momento de tensão do concerto foi durante a execução da faixa ‘Band on the run’, quando o som simplesmente falhou. Nada que tirasse o brilho de Paul, mas que deixou os fãs apreensivos. Os olhares começaram a se acalmar mesmo quando o beatle lançou mão de ‘Let it be’, certamente um dos momentos mais marcantes do show.

Ao piano, McCartney cantava a belíssima letra enquanto o estádio inteiro balançava seus celulares e câmeras, criando uma espécie de céu estrelado em pleno Mineirão. Impossível não se emocionar. Outro momento de êxtase foi durante ‘Live and let die’, sucesso que levantou o público com impressionantes labaredas que aqueceram o rosto de quem estava mais perto do palco, além de fogos de artifício que surgiram atrás da estrutura.


Como não podia ser diferente, outra passagem inesquecível do show foi a música ‘Hey Jude’. Além de ser cantada em alto e bom som pelos presentes, a canção foi embalada por plaquinhas com os dizeres “Thank you”, levantadas por quem estava na pista e pista premium. A demonstração de afeto emocionou Paul, que ainda guardava surpresas.

Além de voltar ao palco mais duas vezes, tocando na primeira as músicas ‘Day Tripper’, ‘Lovely Rita’ e ‘Get Back’, e na segunda ‘Yesterday’, ‘Helter Skelter’, e fechando com a trinca ‘Golden Slumbers/Carry that Weight/The End’, Paul ainda realizou o sonho de quatro fãs. Responsáveis pelo movimento “Paul vem falar Uai”, as moças subiram ao palco, conversaram com o ídolo e ganharam autógrafos.

Depois de um inflamado solo de guitarras, Paul McCartney se despediu de Belo Horizonte. Para alegria dos fãs, o beatle foi embora deixando uma mensagem de esperança: “Até a próxima vez”.

fonte e fotos: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário